Voltar para a tela anterior.

Secretária da Cultura pede o apoio dos vereadores na 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul

Cristina Calcagnotto se manifestou no plenário da Câmara, no início da sessão ordinária desta quarta-feira


O pedido de apoio dos vereadores para a 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul foi feito, no início da sessão ordinária desta quarta-feira (13/09), pela secretária municipal da Cultura, Cristina Calcagnotto. A abertura oficial será no próximo dia 29 de setembro (sexta-feira), às 18h, no palco da Praça Dante Alighieri, local do evento, que estenderá até 15 de outubro, durante 17 dias consecutivos e sempre das 9h30 às 19h. A temática desta edição é: “Na leitura nos encontramos”, tendo, como patrono, o médico e escritor Francisco Michielin, e Aline Luz, como amiga do livro.

De acordo com a secretária, na programação, existe uma proposta de associar os livros com as artes visuais “Queremos que os mais diversos tipos de públicos se sintam atraídos pela feira”, salientou Cristina. Ela informou que, entre editoras e livrarias,18 bancas estarão presentes e oferecerão até 20% de desconto, nas compras de exemplares.

Conforme a organização do evento, serão 17 dias de atrações culturais e artísticas, realizadas de forma presencial, todas gratuitas e abertas à comunidade. A edição deste ano traz mais de 20 escritores nacionais, que têm encontros marcados com o público, em cerca de 60 bate-papos e palestras. Entre eles, Anabella López, Daniela Arbex, Giovana Madalosso, Ilana Casoy, Micheliny Verunschk, Natalia Borges Polesso, Otávio Júnior, Paulo Scott e Renato Moriconi.

O escritor caxiense também será destaque na Feira do Livro, que contará com a participação de autores locais, incluindo Adriana Antunes, Dinarte Albuquerque Filho, Elaine Pasquali Cavion, Helô Bacichette, Marcos Kirst, Pedro Guerra, Volnei Canônica, entre outros.

As atrações se estendem para 62 sessões de autógrafos, 22 encontros no 19º Passaporte da Leitura, com 44 escolas. No dia 6 de outubro, a 15ª Maratona de Contação de Histórias trará o tema “Nas histórias nos encontramos com outras culturas”.

A programação conta com o 30º Proler, com bate-papos com Márcio Vassallo, Marta Lagarta, entre outros autores. Marcará, ainda, o início de duas exposições: “40 anos de Radicci”, de Carlos Henrique Iotti, no período de 29 de setembro a 26 de outubro, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, e “Estandartes Profanos”, de Juventino Dal Bó, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, de 3 a 24 de outubro.

Estão previstas mais de 50 atrações musicais e artísticas, como Lucio Yanel, tenor Alexandre Borges, Rapjador, soprano Karina Dante, Rafel de Boni, Era uma vez dó, ré, mi, Cuscobayo. As apresentações contemplam coros e grupos de coral, além das tradicionais apresentações da Cia Municipal de Dança, do Coro Municipal e da Orquestra Municipal de Sopros.

13/09/2023 - 15:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo