Voltar para a tela anterior.

Rose Frigeri repercute a saúde básica no município

A manifestação da parlamentar petista aconteceu na sessão ordinária desta quarta-feira (13/09)


A vereadora Rose Frigeri/PT utilizou a tribuna da sessão ordinária desta quarta-feira (13/09) para repercutir sobre a saúde pública no município. Uma das componentes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Câmara, ela contou que tem recebido da população muitas demandas e reclamações sobre problemas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A parlamentar destacou que a atenção básica é conhecida como a “porta de entrada” dos usuários no sistema de saúde, funcionando como um filtro que organiza o fluxo dos serviços nas redes de saúde, envolvendo desde os mais simples aos mais complexos. Entre os objetivos, estão: orientar sobre prevenção de doenças e solucionar possíveis casos de agravos. De acordo com a petista, hoje, a maioria das unidades abre das 7h30min às 16h30min e, durante o governo do ex-prefeito Pepe Vargas/PT (1997-2004), o horário era das 7h às 17h, trazendo vantagem para a população, principalmente para as famílias levarem os filhos tomarem vacinas, relata a vereadora.

Outro ponto levantado por Rose foi sobre o quadro funcional dessas unidades, que contêm médicos e servidores de 20 horas, 33 horas e de 12 horas de trabalho. Segundo ela, com o fechamento do Pronto Atendimento (PA) 24 Horas, foi preciso fazer arranjos para que esses funcionários não fossem exonerados, gerando o encolhimento de horários de atendimento, deixando a população desamparada durante os dias em que não há médicos disponíveis.

Ainda em sua manifestação, ela enfatizou como está a situação de algumas UBSs. No bairro Centenário, reclama a petista, a fachada externa não tem cercamento que dê segurança à população, e as paredes exibem rachaduras. No bairro Diamantino, a iluminação externa está precária e na parte interna da unidade existem infiltrações e goteiras. Já, na UBS do bairro Eldorado, a estrutura mostra fissuras, com pisos faltando, portas enferrujadas e vazamentos nos banheiros. Na UBS de Forqueta, existem goteiras nas salas de atendimento, e há a necessidade de uma abertura lateral para a entrada de ambulâncias. Na zona norte, na Vila Ipê, a unidade precisa de reparos no saneamento básico, revisão das calhas, e melhorias nos banheiros e pisos.

A petista ressaltou que no bairro Reolon foram feitas indicações ao secretário do Meio Ambiente, João Uez, que envolvem obras, iluminação, meio ambiente, e questões de acúmulo de lixos perto da região do Arroio Tega que passa pelo bairro. Pediu ao Poder Público para fazer uma limpeza nessas áreas e criar ações com a comunidade para criar calçamento na descida perto da Escola Municipal Machado de Assis para as crianças.

Rose finalizou relatando a necessidade de uma solução urgente no sistema de saúde de Caxias do Sul. Comprometeu-se com a população no sentido de analisar os contratos e fazer as perguntas necessárias nas oitivas da CPI da Saúde, prezando por uma saúde de qualidade para todos e todas.

13/09/2023 - 12:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo