Voltar para a tela anterior.

Legislativo defende que SUS forneça sensor de glicose a diabéticos

Uma moção para que o chamado sistema Freestyle Libre seja viabilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde recebeu aprovação unânime do plenário caxiense nesta terça (12/09)


Os vereadores caxienses acolheram, nesta terça-feira (12/09), por unanimidade, uma moção de apoio (19/2023) à inclusão do sistema Freestyle Libre no protocolo estadual de atendimento, a fim de que seja disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a todos os pacientes com diabetes tipo 1. Esse sistema é um sensor que mede a glicose sem picada de ponta de dedos.

Diante da aprovação, cópia da moção será remetida aos comandos do Estado do Rio Grande do Sul e da Assembleia gaúcha; às secretarias municipal e estadual de Saúde; aos deputados estaduais da Serra; e aos deputados federais. Assinam o texto os vereadores Felipe Gremelmaier/MDB, Adriano Bressan/PTB, Clovis de Oliveira/PTB, Estela Balardin/PT, Gladis Frizzo/MDB, Marisol Santos/PSDB, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Zanchin/NOVO, Tatiane Frizzo/PSDB e Velocino Uez/PSDB.

De acordo com o documento, o diabetes tipo 1 é uma condição de saúde crônica que afeta milhares de brasileiros, exigindo uma gestão constante da glicose no sangue para evitar complicações graves. No caso do dispositivo chamado Freestyle Libre, representa um avanço significativo no tratamento do diabetes, oferecendo uma maneira menos invasiva e mais conveniente de monitorar os níveis de glicose, explicam os autores. “Esse sistema inovador elimina a necessidade de picadas frequentes nos dedos, proporcionando maior conforto e qualidade de vida aos pacientes com diabetes tipo 1. Além disso, permite um monitoramento contínuo e em tempo real da glicose, fornecendo informações precisas que auxiliam no controle da doença e na prevenção de episódios hipoglicêmicos e hiperglicêmicos”, esclarecem.

    Os vereadores ressaltam que a inserção desse mecanismo no protocolo estadual de atendimento e a distribuição gratuita pelo SUS teriam inúmeros benefícios para a comunidade de pacientes com diabetes tipo 1. Entre esses benefícios: melhoria na qualidade de vida; redução da dor e do desconforto causados pelas picadas de ponta de dedos; maior aderência ao tratamento, uma vez que a monitorização torna-se mais simples e prática; diminuição das complicações relacionadas ao diabetes; menos internações hospitalares devido a descompensações glicêmicas; e economia para o sistema de saúde, tendo em vista que a prevenção de complicações gera custos menores.

A moção informa, ainda que, em Caxias do Sul, existem em torno de 130 crianças e adolescentes portadores da doença. E, em 2022, oito delas chegaram a ser hospitalizadas devido a complicações que podem inclusive levar a óbito. Tais dados, conforme os parlamentares, foram levantados por um grupo de pais de crianças que têm a doença denominado Gotas de Saúde.

    Principal articulador da moção, o vereador Gremelmaier explicou que esse coletivo de pais o procurou, sensibilizando-o a respeito da necessidade do sistema, principalmente para a qualidade de vida de crianças. Os legisladores Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS e Olmir Cadore/PSDB saudaram o emedebista pela iniciativa. A vereadora Estela Balardin/PT observou o desconhecimento da população em relação à doença. As parlamentares e também professoras Marisol Santos/PSDB e Rose Frigeri/PT consideraram oportuno o debate em relação ao tema, principalmente porque o cuidado com o diabetes mobiliza as comunidades escolares.  

Na moção, os autores ainda escreveram que diversos Estados e municípios já aderiram e estão fornecendo o Freestyle Libre pelo sistema de saúde, contribuindo para o avanço significativo na gestão do diabetes.


DELIBERAÇÃO SOBRE MOÇÃO Nº 19/2023

Vereador - partido - voto

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Ausente

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Presente

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PDT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL PL Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Sim

12/09/2023 - 13:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo