Voltar para a tela anterior.

Educador Elói Gallon será Cidadão Caxiense

A proposta do Legislativo concede a honraria no dia 10 de outubro, às 19h, no plenário


O educador Elói Gallon receberá da Câmara Municipal, no próximo mês, o título de Cidadão Caxiense. Na sessão ordinária desta terça-feira (12/09), foi aprovado por unanimidade o projeto de decreto legislativo (PDL) 13/2023, com a previsão da honraria. A homenagem será realizada em sessão solene, às 19h, do dia 10 de outubro.

Idealizada pela vereadora Estela Balardin/PT, a proposição contou com assinaturas de outros 16 parlamentares da Casa, sendo eles: Alberto Meneguzzi/PSB, Alexandre Prestes Bortoluz/PP, Clovis de Oliveira/PTB, Felipe João Gremelmaier/MDB, Gilfredo Otto De Camillis Sobrinho/PSB, Gladis Franceschetto Frizzo/MDB, Juliano Valim Soares/PSD, Lucas Caregnato/PT, Lucas Thimmig Diel/PDT, Marisol Santos/PSDB, Olmir Cadore/PSDB, Rafael Malcorra Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Rose Frigeri/PT, Tatiane Frizzo/PSDB e Velocino João Uez/PTB.

Estela destacou a contribuição do educador na vida de muitas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, ensinando através da paciência e do cuidado. Em declaração de voto, o vereador Alberto Meneguzzi/PSB considera o futuro homenageado um grande educador que fez parte da construção da história de Caxias do Sul.

A vereadora Rose Frigeri/PT pontua que a homenagem é um reconhecimento aos serviços prestados por Gallon a toda comunidade de Caxias do Sul. O vereador Lucas Caregnato/PT, também educador, ressaltou que Gallon lhe inspirou com seu modo de agir e ajudar o próximo.

 

Sobre o homenageado:

- Segundo a exposição de motivos da matéria, Elói Gallon nasceu em Caibi, Santa Catarina, no dia 6 de agosto de 1960. Filho de agricultores, trabalhou no campo até a maioridade. Na cidade, estudou até a quarta série primária, nível máximo que havia. Gallon almejava sair dos campos e concluir o antigo segundo grau. Com intenção de continuar seus estudos, ingressou no Seminário dos Freis Capuchinhos, em Veranópolis, onde concluiria o Ensino Médio.

 

- O futuro homenageado mudou-se, então, para Caxias do Sul, no início de 1987, quando passou a cursar Filosofia, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e a trabalhar na Associação Centro de Promoção do Menor Santa Fé (conhecido como ACPMEN ou atual Murialdo Santa Fé). Nesse mesmo período, passou a integrar a Pastoral do Menor, onde permanece até o momento. Em julho do mesmo ano, deixou o Seminário dos Freis Capuchinhos e continuou trabalhando com crianças e adolescentes. Cursou Licenciatura em Filosofia, concluindo no ano de 1990.

 

- Ainda no final da década de 1980, passou a trabalhar com crianças e adolescentes em situação de rua, na Comissão Municipal de Amparo à Infância (Comai). Também deu aulas de Ensino Religioso e Filosofia no Colégio La Salle Carmo. Em 1992, elegeu-se conselheiro tutelar, cargo que exerceu até 1995.

 

- Em janeiro de 1997, foi nomeado diretor da Infância e da Adolescência da Fundação de Assistência Social (FAS), pelo então prefeito Pepe Vargas/PT. Na FAS permaneceu até o final de 2004, tendo ocupado também os cargos de diretor de Promoção da Cidadania (2002) e presidente (2004).

 

DELIBERAÇÃO DO PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 13/2023

Vereador Partido Voto

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Ausente

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PDT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL PL Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Sim

12/09/2023 - 11:55
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Leonardo Iob de Oliveira

Ir para o topo