Voltar para a tela anterior.

CPI da Saúde convocará a presidente do Sindisaúde Caxias e três ex-dirigentes da UPA Central

As deliberações aconteceram em reunião extraordinária da comissão, realizada nesta quarta-feira


A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos em Serviços de Saúde de Caxias do Sul (Sindisaúde Caxias), Bernardete Giacomini, e três ex-dirigentes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central serão convocadas para deporem na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Legislativo caxiense. O grupo, que investiga o setor e a gestão nas UPAs Central e da Zona Norte, se reuniu nesta quarta-feira (06/09), de forma extraordinária. No plenário da Casa, as deliberações incluíram outros três requerimentos. Na condução das atividades, estava o presidente da CPI, vereador Rafael Bueno/PDT.

Em datas e horários a serem confirmados, também serão chamados estes nomes, que já foram ligados à UPA Central: Baltira dos Santos (ex-coordenadora de enfermagem), Ivete Borges (ex-diretora-geral) e Margarete Zietolie (ex-supervisora de atendimento).

Quanto aos três requerimentos de hoje, dois se direcionam ao Pio Sodalício das Damas de Caridade/Hospital Pompéia e outro à Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) e ao Hospital Geral (HG). Com relação ao anúncio da inauguração de um novo centro de diagnóstico no Pompéia, a CPI pergunta se os equipamentos teriam sido adquiridos com 70% de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e em quais valores, além de cifras da própria instituição. Pede a proporção de atendimentos a usuários SUS e privados, junto com os números mensais.

O segundo documento para o Pompéia requisita detalhes sobre quadro funcional e relação de equipamentos médicos, adquiridos com recursos públicos. Solicita, ainda, a relação de todos os serviços via SUS, com planilha detalhada da parte do SUS do setor de Maternidade.

A terceira requisição, para a FUCS, aborda o quantitativo de funcionários do HG, com as respetivas remunerações. Quer saber sobre receitas e despesas, para a construção da nova unidade hospitalar, incluindo obras complementares realizadas ou a serem feitas. O documento abrange balanços anuais desde 2020 e lista de emendas parlamentares obtidas no período.

Até o momento, já foram ouvidos, de maneira presencial, três depoentes. São eles: o diretor da UPA Central, Alessandro Ximenes (28/08), a diretora da UPA da Zona Norte, Renata Demori (31/08), e a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi (05/09).

O funcionamento da CPI está previsto para 120 dias, contados de 3 de julho passado. Além do presidente Bueno, outros 14 parlamentares assinaram o ofício 379/2023, que originou a CPI. Também fazem parte da comissão o vice-presidente dela, vereador Maurício Scalco/NOVO, e a relatora, vereadora Estela Balardin/PT. Completam a formação de dez integrantes os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Alberto Meneguzzi/PSB, Alexandre Bortoluz/PP, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB, Rose Frigeri/PT e Velocino Uez/PTB.

06/09/2023 - 18:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo