Voltar para a tela anterior.

Câmara concede o Prêmio Caxias a Egon Ramisch

O profissional da alta costura foi reconhecido a partir de indicação do vereador Gilfredo De Camillis/PSB, na data em que é comemorado o Dia Nacional do Alfaiate


O ofício da costura masculina pelas mãos do alfaiate Egon Ramisch, que há 66 anos veste figuras ilustres da região, foi celebrado pela Câmara Municipal, nesta quarta-feira (06/09), por meio da concessão do Prêmio Caxias do Sul. A entrega da honraria ao profissional aconteceu na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, justamente na data em que se lembra o Dia Nacional do Alfaiate. É uma distinção que reconhece a contribuição de Ramisch para a alta costura caxiense.

Proponente da solenidade, o vereador Gilfredo De Camillis/PSB ressaltou que o ato de hoje valoriza uma profissão passada através de gerações. Segundo ele, com elegância, habilidade artesanal e criatividade, a alfaiataria cria roupas sob medida que refletem a individualidade e a personalidade de cada cliente. No caso do homenageado, idealizou trajes atemporais que vestiram diversas personalidades importantes da região, frisou o parlamentar. De acordo com De Camillis, por meio dos ternos, Ramisch colaborou para a autoestima e a confiança das pessoas, preservando tradições e promovendo a sustentabilidade ao incentivar a produção de peças duráveis e de alta qualidade.

De Camillis relembrou seu tempo como auxiliar de alfaiate, na loja Schmit Shaffer, onde aprendeu sobre cortes, costura, agulhas e linhas em parceria com o homenageado. Cercado por casemiras inglesas, lãs frias, agulhas, linhas e botões, os amigos e profissionais compartilharam momentos preciosos.

O homenageado agradeceu ao colega de profissão Wilson Shaffer, relatando o acolhimento que recebeu ao chegar a Caxias do Sul, onde dividiram conhecimentos sobre o oficio. Ramisch disse que a tradição da alta costura segue em família, com o filho Jefersson Ramisch, que o auxilia na alfaiataria, ao produzir croquis e a selecionar e cortar tecidos. Ramisch considera a alta costura uma arte linda que visa valorizar quem a veste.

O agraciado aprendeu a profissão aos 15 anos, em sua cidade natal, Gramado/RS, onde viviam bons mestres alfaiates. Chegou a Caxias do Sul, aos 19 anos, dando início a uma trajetória profissional como costureiro. O alfaiate já vestiu grandes personalidades, entre elas: Adelino Colombo; José Angeli; Raul Anselmo Randon; Daniel Randon; Hugo Zattera e Jaime Andreazza.

Egon Ramisch nasceu em 3 de abril de 1941, em Gramado. É filho de Carlos e Ana Ramisch, descendentes de alemães. Segundo o homenageado, desde muito cedo, aprendeu com os pais o valor do empreendedorismo e da recompensa pelo esforço. 

Durante a cerimônia de hoje, o presidente da Câmara, Zé Dambrós/PSB, salientou que Ramish utilizou sua carreira de alfaiate para construir momentos felizes a muitas pessoas e construindo histórias com suas peças. “Um profissional do convívio, sempre cercado de pessoas, praticando a arte de vestir com a beleza de peças personalizadas, construindo personalidades e criando autoestima e confiança”, enfatizou Dambrós.

Entre outras autoridades, também se fizeram presentes à homenagem de hoje o secretário municipal da Habitação Wagner Petrini, e os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB, Lucas Diel/PDT, Marisol Santos/PSDB e Renato de Oliveira/PCdoB.

06/09/2023 - 18:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Leonardo Iob de Oliveira

Ir para o topo