Voltar para a tela anterior.

Caxias do Sul amplia apoio a pessoas com autismo com a implantação de novo centro de atendimento

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas do Legislativo comemora a inclusão da cidade no Programa TEAcolhe


Nesta terça-feira (05/09), um marco importante foi alcançado na luta pela inclusão e atendimento adequado às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no Rio Grande do Sul. Foram assinados os contratos e as portarias que marcam o início da implantação de 23 novos Centros de Atendimento em Saúde (CAS) do Programa TEAcolhe, política voltada para atender às necessidades específicas dessa comunidade.

O evento de homologação ocorreu na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, e contou com a presença do vice-governador, Gabriel Souza, da secretária da Saúde, Arita Bergmann, e do deputado estadual Neri, o Carteiro/PSDB. Com essa iniciativa, o estado dá um passo significativo em direção à garantia de desenvolvimento pessoal, inclusão social, cidadania e apoio às famílias das pessoas com autismo, além de contribuir para a redução das filas de espera por atendimento especializado.

A cidade de Caxias do Sul, por meio da Unidade de Saúde Clélia Manfro, gerenciada pelo Hospital Virvi Ramos, é uma das contempladas por esse programa. A expectativa é que, com a implantação desses centros, possam ser ampliadas 50 vagas de atendimento para região.

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas da Câmara de Caxias do Sul, vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, acompanhou a cerimônia. Na oportunidade, ela expressou sua satisfação e orgulho por contribuir com essa causa, destacando a importância da iniciativa na construção de um futuro mais inclusivo e acolhedor para todos.

“A implantação desses novos centros é um passo importante em direção a uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos os cidadãos”, pontuou a vereadora.

O edital SES/RS nº 01/2023, lançado em abril, prevê um total de 30 CAS TEAcolhe no Rio Grande do Sul, oferecendo serviços qualificados para o atendimento integral à pessoa com autismo, considerando diversos contextos, como social, familiar, econômico, sociodemográfico, de saúde, cultural, educacional e religioso, entre outros. Os demais sete centros previstos ainda estão em fase de construção das referências junto à Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

(Texto: Jornalista Douglas Barreto - MTB 18.418)

06/09/2023 - 17:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo