Voltar para a tela anterior.

Romaria de Caravaggio poderá estar no Calendário de Caxias

Texto de autoria da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB recebeu voto de todos os legisladores presentes na sessão


Os parlamentares caxienses acolheram, por unanimidade, nesta quinta-feira (31/08), o projeto de lei (PL 64/2023) que busca incluir a Romaria de Caravaggio no Calendário de Eventos de Caxias do Sul. Diante da aceitação do plenário, a proposta de autoria da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB segue, agora, para sanção ou veto do Executivo caxiense. O objetivo é inserir no Calendário Oficial de Eventos do Município de Caxias do Sul a referida romaria que é realizada, anualmente, na semana do dia 26 de maio, data de lembrar de Nossa Senhora de Caravaggio.

“É um feriado consolidado, mas que não está incluso no calendário oficial de Caxias. Ao ser incluído, facilitará para se fazer eventos, organizar estruturas e valorizar a romaria. A primeira aparição de Nossa Senhora de Caravaggio ocorreu no século XV, na Itália, quando havia muitas guerras. Através da aparição a uma camponesa, surgiu um tratado de paz. No local, nasceu uma fonte de água e passaram a ocorrer milagres. Em 2016, a romaria tornou-se patrimônio de nossa sociedade. Muitas pessoas a acompanham. Faz parte da nossa cultura, de quem nós somos”, considera a parlamentar tucana.

A legisladora explica que, anualmente, milhares de devotos de Nossa Senhora de Caravaggio fazem um percurso de 20 quilômetros entre Caxias do Sul e o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, pela Estrada dos Romeiros, principalmente a pé, para pedir graças e agradecer aos pedidos atendidos.

Neste ano de 2023, foi celebrada a 144ª edição do evento, que ocorre desde a fundação do Santuário, no final do século XIX. De acordo com Tatiane, ela perpetua a fé religiosa entre os peregrinos, além de movimentar diversos segmentos da economia local e regional, contribuindo significativamente para o turismo da região.

No texto do PL, além de referendar a oficialização da iniciativa, a parlamentar frisa que, diante da importância do evento, a Prefeitura de Caxias do Sul aprovou a inscrição como Bem Cultural de Natureza Imaterial de Caxias do Sul, seguindo decisão tomada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC). “A maioria de nós cresceu acompanhando e participando desse momento que é tão amado e admirado pelos caxienses. E não podemos deixar de lembrar da programação para a romaria, com quem ir, que horário sair, como retornar e do hábito de muitos romeiros, de comer bergamotas durante a caminhada entre uma prece e outra, e das paradas para descansar e conversar com pessoas conhecidas ao longo do trajeto. Dessa forma, nada mais natural do que prestar esta homenagem ao evento, que já é parte da nossa história e tanto nos alegra, perpetuando a religiosidade de nossos antepassados e mantendo viva a chama da fé e da esperança das graças da Nossa Senhora de Caravaggio”, sublinhou.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE PROJETO DE LEI Nº 64/2023

Vereador - Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Não Votou

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Presente

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PDT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Ausente

SANDRO FANTINEL PL Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Sim

31/08/2023 - 12:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo