Voltar para a tela anterior.

Soama ganha espaço na tribuna do Legislativo

A manifestação aconteceu em Acordo de Lideranças desta quarta-feira (31/08)


A diretora de Marketing da Sociedade Amigos dos Animais (Soama), Natasha Oselame Valenti, utilizou a tribuna da sessão ordinária desta quarta-feira (31/08), no espaço de Acordo de Lideranças, para destacar os trabalhos da entidade para Caxias do Sul. A diretora contou que a instituição teve muitas conquistas ao longo dos 25 anos desde a sua criação, em 1998, transformando a causa animal do município a partir de argumentos, seriedade e responsabilidade. Destacou que a Soama foi pioneira na cidade, sendo a primeira Organização Não Governamental (ONG) criada para contemplar a causa animal.

Natasha enfatizou que os envolvidos da entidade abriram mão das suas vidas pessoais, saúde, finais de semana e feriados para assumir a irresponsabilidade da sociedade, a omissão do poder público e pedidos de socorro diários com as questões dos animais. Segundo ela, a Soama já chegou a abrigar mais de 2 mil animais, fato que virou notícia internacional deixando o município conhecido como a “favela de cachorros do Brasil”.

A diretora informou que a ONG lutou pela criação da lei n° 13.193, para proibir animais abandonados de serem assassinados pelo Estado. Hoje em dia, a lei se tornou federal, comemorou.

Através do projeto Plantando Sementes, a ONG conscientizou e sensibilizou 50 mil crianças de escolas da cidade, fechou parceria com as prefeituras de Gramado e Farroupilha, criou uma cartilha educativa financiada pelo judiciário e pelo Instituto Municipal de Previdência (IMP), sendo entregue para crianças, tornando-as protetoras de animais com carteirinha. A cultura da castração e da microchipagem é outro propósito da entidade, pois, através dessas ações, houve o resgate e o abrigo de cerca de 10 mil cães e gatos, além de pombas, urubus, galos e cavalos.

De acordo com Natasha, já foram doados cerca de 9 mil animais castrados, vacinados e microchipados com regras rígidas, entregando kits pós-adoção. A ONG também castrou cerca de 20 mil animais, sendo a maioria gratuitamente, e foi a primeira a desfilar no 7 de setembro, exibindo a relevância da temática. O projeto Gatinha Preta da Sorte, que tem como intuito o fim do preconceito para com os gatos pretos, foi outra iniciativa divulgada pela diretora. Ela também mencionou o retorno positivo de campanhas de conscientização na mídia, exposições, tirinhas em quadrinhos, distribuição de diversas cartilhas educativas e, juntamente com o Projeto Amigos dos Cavalos (PAC), resgate de cavalos sobreviventes do abatedouro clandestino de Caxias.

31/08/2023 - 11:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo