Voltar para a tela anterior.

Rose Frigeri presta contas da ida Brasília

A manifestação aconteceu na sessão ordinária desta quarta-feira (30/08)


A vereadora Rose Frigeri/PT utilizou a tribuna da sessão ordinária desta quarta-feira (30/08), para fazer uma prestação de contas da sua ida a Brasília. A passagem da parlamentar pela Capital Federal aconteceu do dia 14 ao dia 17 de agosto. Entre as pautas levadas para os ministérios e deputados federais, estão temas de educação, mulheres, cultura, aprendizagem profissional, economia solidária, povos indígenas, agricultura familiar, cooperativismo, pessoas em situação de rua e a Marcha das Margaridas.

A legisladora contou que começou a agenda participando de uma reunião no Ministério das Mulheres, junto à Assessoria Especial de Assuntos Federativos e Parlamentares. Entre os temas tratados: a importância da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), violência política de gênero, marcha contra a misoginia, ouvidoria do Ministério das Mulheres, e uma caixa postal, em parceria com os Correios, para receber denúncias diversas. Ainda no Ministério das Mulheres, esteve em uma reunião com a secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Rosane da Silva, e debateram sobre a autonomia econômica e política das mulheres.

Já, no Ministério da Educação, na secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, a parlamentar tratou sobre aprendizagem profissional e os investimentos na área, e do projeto Pronatec Prisional. Frigeri destacou que participou da sessão solene para a Marcha das Margaridas no Senado, juntamente com a deputada federal Denise Pessôa/PT, e da própria marcha. “Para nós, mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades, a Marcha das Margaridas tem sido um caminho coletivo de construção de um projeto de sociedade que propõe um Brasil sem violência, onde a democracia e a soberania popular sejam respeitadas, a partir de relações justas e igualitárias. Acreditamos que é possível construir novas relações sociais pautadas nos valores da ética, solidariedade, reciprocidade, justiça e respeito à natureza”, frisou.

A petista também esteve no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, para falar sobre os programas fundamentais para a agricultura, como: o programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar, programa nacional de alimentação escolar e o programa de aquisição de alimentos.

Conforme a vereadora, na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), tratou sobre a situação dos indígenas que estão locados em Forqueta. Na oportunidade, solicitou que sejam enviados à aldeia, no mínimo, oito abrigos móveis de madeira, chamados de Kit Casas.

Ela passou, também, pela Secretaria-Geral da Presidência da República para debater sobre o orçamento participativo, conversando com o diretor do Planejamento Orçamentário Participativo sobre iniciativas para Caxias do Sul. Ainda na sua agenda, esteve no Ministério do Trabalho e Emprego para uma reunião na Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária para debater sobre o marco legal da economia solidária.

A parlamentar finalizou sua agenda em Brasília com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, para entregar demandas do banco de alimentos e da agricultura familiar.

30/08/2023 - 12:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo