Voltar para a tela anterior.

Scalco pede abertura de mercado para serviço funerário em Caxias

O parlamentar reclamou estar há três anos cobrando da prefeitura um encaminhamento para a quebra do que ele chamou de monopólio do setor


O vereador Maurício Scalco/NOVO solicitou agilidade na abertura de mercado para serviço funerário em Caxias do Sul, durante a manifestação no Grande Expediente desta terça-feira (29/08). O parlamentar reclamou estar há três anos cobrando da prefeitura um encaminhamento para a quebra do que ele chamou de monopólio do setor.

Conforme o vereador, há monopólio de um grupo econômico no atendimento desse segmento em Caxias do Sul. Na sua avaliação, isso traz dificuldades aos cidadãos por causa, principalmente, do preço elevado que acabam pagando por um funeral, por exemplo. Scalco avalia que, se existissem mais prestadores desse serviço, os valores seriam mais baixos. O parlamentar leu uma definição de monopólio nos seguintes termos: “É uma situação econômica em que apenas um ofertante detém toda a posição de mercado de um determinado tipo de produto ou de setor. As grandes desvantagens de um monopólio são preços mais altos e quantidade ofertada menor em relação à concorrência”.

Scalco observa que leis precisam ser alteradas para a abertura do processo e a prefeitura estaria demorando para providenciá-la. Disse que é um pleito que levanta desde o início desta legislatura e que, juntamente com o deputado federal Mauricio Marcon/PODEMOS, conversou com o titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e ele teria dito que, em junho deste ano, seria o prazo para o encaminhamento.

“Agora, chegou no limite. Há três anos, o prefeito prometendo, os secretários prometendo. Não sei o que fazer, pois quem está sendo prejudicado é o povo. Espero que seja a última vez que subo à tribuna para a prefeitura se mexer e sair o processo de abertura de mercado. Não temos nada contra a empresa que presta esse serviço atualmente, mas somos contra a forma de mercado em que há somente um player (empresas que têm expertise em dado ramo)”, frisou.

O legislador do NOVO recebeu cumprimentos dos parlamentares Adriano Bressan/PTB, Juliano Valim/PSD e Gladis Frizzo/MDB. Os três entendem que os valores dos funerais devem ser mais acessíveis em Caxias do Sul.  

29/08/2023 - 17:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo