Voltar para a tela anterior.

EL e PEM lançam projeto Maria nas Escolas

O projeto, que nasce no Parlamento caxiense, visa conscientizar as novas gerações, por meio do diálogo, sobre os direitos das mulheres


A Escola do Legislativo (EL) e a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) promoveram, na tarde desta segunda-feira (28/08), o lançamento do projeto “Maria nas Escolas”. A solenidade aconteceu na Sala das Sessões Deputado Nadyr Rossetti (Plenário), na Câmara de Vereadores. A iniciativa integra a programação do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e contou com a presença de três escolas municipais e estaduais para a dinâmica de aprendizado. 
O presidente do Legislativo, o vereador José Dambrós/PSB, considerou a proposta necessária para a conscientização dos jovens sobre o seu papel na defesa da mulher. O parlamentar ressaltou que cada aluno faz parte da formação de uma comunidade consciente.
A diretora da Escola do Legislativo, parlamentar Marisol Santos/PSDB, agradeceu pela participação das escolas, elogiando a disposição da juventude em aprender sobre o assunto e se tornar agente de mudança. “Acredito muito no poder da informação para que as pessoas se sintam engajadas e entendam qual o seu papel na sociedade”, frisou Marisol. 
A tucana também informou que, de setembro a novembro, cerca de 800 alunos do 9º ano das redes municipal e estadual de Caxias do Sul estarão na Câmara para participar de dinâmicas envolvendo a publicação “Maria da Penha em Miúdos”. O livro, de autoria da Escola do Legislativo de Pouso Alegre/Minas Gerais, editado pela gráfica do Senado Federal, fala sobre a Lei Maria da Penha, a partir de um diálogo entre estudantes. Apresentado em formato de história em quadrinhos, a publicação faz parte da série especial "Em Miúdos", que apresenta leis importantes numa linguagem acessível para o público infanto-juvenil.
A procuradora da PEM, vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, explanou aos jovens o funcionamento da Procuradoria Especial da Mulher, promovendo políticas públicas para garantir os direitos do público feminino. Segundo a vereadora, o engajamento das escolas é a melhor forma de conscientizar a população desde o início da vida social. Tatiane destacou aos alunos a história de Maria da Penha, ativista dos direitos das mulheres que hoje carrega o nome da lei federal brasileira, cujo objetivo principal é punir e coibir atos de violência doméstica. 
A dinâmica promovida hoje no Legislativo reuniu grupos de alunos que atuaram paralelamente no desenvolvimento de apresentação de projetos com o objetivo de esclarecer sobre os diversos tipos de violência contra a mulher, tais como:  violência física; violência psicológica; violência moral; violência sexual e violência patrimonial.
Além da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, fazem parte da PEM as legisladoras Estela Balardin/PT, Gladis Frizzo/MDB, Marisol Santos/PSDB e Rose Frigeri/PT.

28/08/2023 - 16:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Leonardo Iob de Oliveira

Ir para o topo