Voltar para a tela anterior.

Legislativo celebra os quatro anos da Fluência Casa Hip Hop com o Prêmio Caxias

A honraria reconheceu a contribuição da associação, em favor da inclusão social e da cultura local


Os quatro anos da Fluência Casa Hip Hop, completados no último dia 20 de maio, foram celebrados na Câmara Municipal, por meio da concessão do Prêmio Caxias. A entrega aconteceu durante sessão solene, realizada no plenário do Legislativo, na noite desta sexta-feira (25/08). A homenagem buscou reconhecer a contribuição da associação, em favor da inclusão social e da cultura local. Na condução da cerimônia, estava o presidente do Parlamento, vereador Zé Dambrós/PSB.

Proponente da solenidade, a vereadora Estela Balardin/PT se manifestou a partir da tribuna. Para ela, o ato de hoje comprova que a cultura tem um fator de transformação social muito potente para crianças e adolescentes. Destacou que, por meio do projeto do hip hop, fica um exemplo de influência positiva junto a crianças e adolescentes. “A Zona Norte e a periferia estão representadas na Casa do Povo. Esse prêmio tem um peso muito grande. Significa a transformação do nosso meio, com a esperança de um mundo novo”, enalteceu.

Em seguida, o presidente Dambrós salientou que, na Fluência, educadores sociais mostram às crianças e adolescentes uma vida em sociedade, longe do perigo das drogas. “É onde a juventude se anima e gera uma crítica social que fortalece o próprio espaço de convivência”, observou. Ele mencionou como a associação fortalece a Zona Norte, que concentra 90 mil habitantes. Apontou para a promoção da dança, da música, da arte, do ensino da Língua Inglesa, entre outras iniciativas educacionais da instituição.

Depois de receberem das mãos do presidente Dambrós e da vereadora Estela o diploma e o troféu, que materializam o Prêmio Caxias, as coordenadoras da Fluência foram à tribuna. Franciele Minuzzo e Priscila Minuzzo se revezaram em agradecimentos. De acordo com elas, nesses quatro anos, a instituição tem viabilizado sonhos que se convertem em melhorias para a comunidade caxiense. Citaram os educadores e ativistas dessa cultura. Enfatizaram que muitas crianças, a partir do hip hop, encontram o seu espaço de poder.

A secretária municipal da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto, transmitiu as saudações do prefeito Adiló Didomenico. Lembrou o próprio envolvimento no setor. Considerou que a Fluência consiste em referência para muitos lugares, que criaram coragem nessa responsabilidade social.

A Fluência Casa Hip Hop de Caxias do Sul existe desde 20 de maio de 2019, com sede no Bairro Santa Fé, na Zona Norte da cidade. A associação busca estimular a promoção da cultura hip hop, através da dança, do grafite, do DJ e do MC; valorizar a produção artística periférica; incentivar novas trajetórias artísticas; valorizar e difundir os elementos originários da cultura hip hop.

No momento, o Espaço Cultural Mário Crosa do Legislativo está sediando a mostra Hip Hop em Cores. A exposição divulga artistas locais com obras, elaboradas a partir de técnicas de grafite, pintura, tinta acrílica e sprays. Até o próximo dia 4 de setembro, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, acontece a visitação gratuita.

Entre outras autoridades, também se fizeram presentes à homenagem de hoje a deputada federal Denise Pessôa/PT e a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Geórgia Tomasi.

25/08/2023 - 23:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo