Voltar para a tela anterior.

Plenário estuda incluir Romaria de Caravaggio no Calendário de Caxias

Texto de autoria da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB retornará ao plenário para votação final


Os parlamentares caxienses analisam, nesta semana, o projeto de lei (PL 64/2023) que busca incluir a Romaria de Caravaggio no Calendário de Eventos de Caxias do Sul. Nesta quinta-feira (24/08), a proposta de autoria da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB passou em primeira discussão. O texto voltará a plenário para apreciação final. O objetivo da matéria é inserir no Calendário Oficial de Eventos do Município de Caxias do Sul a referida romaria que é realizada, anualmente, na semana do dia 26 de maio, data de lembrar de Nossa Senhora de Caravaggio.

A legisladora explica que, a cada ano, milhares de devotos de Nossa Senhora de Caravaggio fazem um percurso de 20 quilômetros entre Caxias do Sul e o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, pela Estrada dos Romeiros, principalmente a pé, para pedir graças e agradecer aos pedidos atendidos.

Neste ano de 2023, foi celebrada a 144ª edição do evento, que ocorre desde a fundação do Santuário, no final do século XIX. De acordo com Tatiane, ela perpetua a fé religiosa entre os peregrinos, além de movimentar diversos segmentos da economia local e regional, contribuindo significativamente para o turismo da região.

No texto do PL, além de referendar a oficialização da iniciativa, a parlamentar informa que, diante da importância do evento, a Prefeitura de Caxias do Sul aprovou a inscrição como Bem Cultural de Natureza Imaterial de Caxias do Sul, seguindo decisão tomada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC). “A maioria de nós cresceu acompanhando e participando desse momento que é tão amado e admirado pelos caxienses. E não podemos deixar de lembrar da programação para a romaria, com quem ir, que horário sair, como retornar e do hábito de muitos romeiros, de comer bergamotas durante a caminhada entre uma prece e outra, e das paradas para descansar e conversar com pessoas conhecidas ao longo do trajeto. Dessa forma, nada mais natural do que prestar esta homenagem ao evento, que já é parte da nossa história e tanto nos alegra, perpetuando a religiosidade de nossos antepassados e mantendo viva a chama da fé e da esperança das graças da Nossa Senhora de Caravaggio”, sublinhou.

24/08/2023 - 13:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo