Voltar para a tela anterior.

Movimento de Casais Jovens de Caxias do Sul vai à tribuna

A manifestação aconteceu na sessão ordinária desta quarta-feira (23/08)


A representante do Movimento de Casais Jovens de Caxias do Sul (MCJ), Sandra Stefanello Menezes, utilizou a tribuna da sessão ordinária desta quarta-feira (23/08), no espaço de Acordo de Líderes, para explicar sobre o movimento e os trabalhos realizados.

A representante informou que o MCJ é um movimento do Apostolado Leigo da Igreja Católica, voltado para atuar e fortalecer as famílias no início da vida matrimonial, atuando sob três pilares, sendo: oração, formação e serviço. Destacou que o movimento foi fundado em agosto de 1975, em Porto Alegre e, em 2003, o Padre Álvaro Pinzetta trouxe o MCJ para Caxias do Sul, tendo início com cinco casais, na Paróquia São José.

Sandra recordou que o movimento se estendeu pelo Brasil, contendo mais de 41 núcleos espalhados pelo país, com estimativa de cerca de 1,7 mil famílias participando ativamente nas comunidades e lares. Enfatizou que no município 60 famílias atuam na liturgia durante as missas, preparação de batismos e matrimônios, catequese, pastorais, palestras, formação e encontros de casais, buscando o crescimento espiritual do casal, a vivência no cultivo do amor e na criação dos filhos, tendo um ambiente seguro.

Na oportunidade, a representante do movimento também trouxe informações sobre o Encontro de Casais de Núcleo (ECN) que acontecerá no próximo domingo (27/08) no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul. De acordo com ela, o evento é promovido pela Coordenação Regional do MCJ e acontece anualmente em cidades diferentes. O objetivo se concentra na partilha de experiências, no fortalecimento dos laços e, também, na reflexão sobre a família. Serão mais de 1.300 pessoas, entre casais, crianças e jovens que  passarão o dia todo no Seminário Aparecida, com palestras e reflexões sobre o tema: Espiritualidade na Família. Segundo Sandra o lema do encontro deste ano é "Fazei de tua pequena casa uma Igreja". 

"Um dia de reflexão, para que a família se sinta ainda mais parte da Igreja, pertencente, caminhando junto unida  para enfrentar os perigos que hoje ameaçam nossos lares e também rezar para que a fé e o seguimento ao evangelho nos fortaleçam diariamente", completou Sandra. 

Ainda na manifestação em tribuna, a representante apresentou a sua família composta pelo seu marido Maicon Menezes, e suas duas filhas, Leticia Stefanello Menezes, de 12 anos, e Larissa Stefanello Menezes, de sete anos. Finalizou destacando que, para uma família ingressar no movimento, é necessário passar por um retiro de preparação, que acontece durante um final de semana inteiro, uma vez por ano. Contou que o próximo retiro acontece nos dias 22, 23 e 24 de setembro deste ano e podem participar famílias com menos de 10 anos de casados pela Igreja Católica.

23/08/2023 - 11:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo