Voltar para a tela anterior.

CPI da Saúde convoca secretária da pasta e dirigentes das UPAs Central e da Zona Norte

Em agendamentos já previstos, eles deverão prestar esclarecimentos sobre a atuação do setor


A secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, e os diretores Alessandro Ximenes, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, e Renata Demori, da UPA da Zona Norte, estão convocados para deporem, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde do Legislativo caxiense. As deliberações, que incluíram um pedido de informações sobre a atenção básica local, aconteceram em reunião ordinária da CPI, realizada na manhã desta segunda-feira (21/08), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. A condução dos trabalhos de hoje coube ao presidente do grupo de trabalho, vereador Rafael Bueno/PDT.

Também, na Sala Geni Peteffi, o primeiro a depor será o diretor Ximenes às 9h do dia 28 de agosto (segunda-feira). Às 14h do dia 31 de agosto (quinta-feira), a comissão ouvirá a diretora Demori. Em seguida, às 14h do dia 1º setembro (sexta-feira), falará a secretária Meneguzzi.

De acordo com o presidente da CPI, na medida em que já chegaram documentos da Prefeitura e das UPAs, como respostas a solicitações da comissão, tornaram-se possíveis as convocações. “Agora, começaremos a ter um panorama mais claro da saúde local. Ao longo do processo, deverão ocorrer novas convocações. Queremos saber mais detalhes sobre a gestão e os contratos de serviços”, explicou o vereador Bueno.

Outro requerimento obteve aprovação hoje e será despachado ao Executivo, a fim de obter dados acerca da atenção básica. Três tópicos balizam o pedido: população atendida por território; número de servidores lotados em cada unidade básica de saúde (UBS), com os respectivos cargos e o número de horas extras dos últimos seis meses; a quantidade de servidores afastados desde o dia 1º de janeiro de 2021, discriminando o motivo e o acompanhamento para o retorno à função.

O funcionamento da CPI está previsto para 120 dias, contados de 3 de julho passado. Além do presidente Bueno, outros 14 parlamentares assinaram o ofício 379/2023, que originou a CPI. Também fazem parte da comissão o vice-presidente dela, vereador Maurício Scalco/NOVO, e a relatora, vereadora Estela Balardin/PT. Completam a formação de dez integrantes os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Alberto Meneguzzi/PSB, Alexandre Bortoluz/PP, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB, Rose Frigeri/PT e Velocino Uez/PTB.

21/08/2023 - 10:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo