Voltar para a tela anterior.

Curso sobre superdotação recebe mais de 120 inscrições em uma semana

Qualificação EAD é uma parceria entre o Instituto Federal do RS e a Frente Parlamentar das Altas Habilidades


Lançado no último dia 10 de agosto, Dia Mundial da Superdotação, o curso na modalidade EAD “Altas Habilidades/Superdotação: conceitos”, já recebeu mais de 120 inscrições. A qualificação on-line e gratuita é uma parceria entre o Instituto Federal do Rio Grande do Sul e a Frente Parlamentar das Altas Habilidades da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

O curso apresenta os conceitos básicos sobre a temática, destacando as características das pessoas com altas habilidades e como identificá-las, além de explicar como ocorre o desenvolvimento social e emocional dos AHSD. Ele está dividido em 5 módulos e possui carga horária de 20 horas.

A parceria para a criação do curso teve início quando a vereadora Marisol Santos/PSDB, presidente da Frente Parlamentar e muito dedicada ao tema, visitou o Campus do IFRS em Bento Gonçalves, em março, a convite da Coordenadora de Educação à Distância da instituição, Júlia Marques Carvalho da Silva.

"A Júlia entrou em contato comigo depois de ter acesso ao material produzido pela nossa  Frente Parlamentar na internet. Ela acompanhou os ciclos de palestras e logo se reconheceu na superdotação. Conversamos sobre a possibilidade de criar um curso EAD e a Júlia se propôs imediatamente a compor a ementa do curso. Ajudamos na construção dos temas e disponibilizando material em vídeo de algumas palestras on-line realizadas desde 2021”, contou a vereadora Marisol Santos. “ Nunca pensamos em chegar tão longe. Essa parceria é inédita e me enche de orgulho!”.

A coordenadora do IFRS, Julia da Silva, destacou que o formato de cursos on-line do IFRS combina com as particularidades dos AHSD: “A metodologia de ensino on-line oportuniza aos alunos estudarem no ritmo de aprendizagem que desejarem, algo muito importante para os superdotados, que têm velocidades diferentes de estudo e podem estudar a qualquer tempo e sem tutoria. O curso ficou no topo dos mais acessados no dia do lançamento, o que comprova o interesse do público por ele.”

O lançamento do curso fez parte da programação da 2ª Semana Municipal das Altas Habilidades. A inclusão dessa comemoração no calendário oficial de Caxias do Sul foi possível por meio de lei proposta pela vereadora Marisol Santos, que ainda em 2021, teve também a aprovação e sanção de outra proposta sua, de criação de políticas públicas municipais para o atendimento especializado de pessoas com Altas Habilidades.

A Frente Parlamentar promove em 2023 o 3º Ciclo de Palestras AHSD. Seis encontros já foram realizados esse ano e ainda há mais três, até novembro. Todas as palestras estão nas redes sociais da Câmara de Vereadores e da vereadora Marisol.

O IFRS oferece mais de 300 cursos on-line gratuitos para 3,8 milhões de pessoas por meio da plataforma https://moodle.ifrs.edu.br/. Além do sistema próprio, o Instituto também é responsável por criar e gerenciar a plataforma de cursos on-line do MEC.

Saiba mais:

Altas Habilidades / Superdotação: conceitos 
Conteúdo: Conceitos básicos; Características das altas habilidades/superdotação; Identificação de altas habilidades/superdotação; Desenvolvimento socioemocional de pessoas com altas habilidades/superdotação; Família, escola e comunidade.

Conclusão do curso: até 31/01/2024

Carga-horária: 20 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias a partir da inscrição

Público-alvo: estudantes e profissionais da área da saúde e educação

Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF, possuir equipamento com recursos de áudio e vídeo

Módulos: 05

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Nível: básico

Idioma: português

Texto: Jornalista Samuel Rodrigues
 

18/08/2023 - 15:23
Gabinete da vereadora Marisol Santos/PSDB Câmara Municipal de Caxias do Sul
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo