Voltar para a tela anterior.

Fantinel demonstra descontentamento com burocracia

O legislador relata a dificuldade do desenvolvimento dos negócios da população em razão de entraves em documentações e licenças


O vereador Sandro Fantinel/PL ocupou o Grande Expediente da plenária desta quarta-feira (16/08) para repercutir o descontentamento de diversos setores com os processos burocráticos no Brasil. Segundo o parlamentar, os cidadãos estão descontentes com o grande número de processos e situações que dificultam o desenvolvimento de negócios.
O parlamentar relatou que, em suas conversas com moradores, artesãos, empresários, pecuários, comerciantes e metalúrgicos, a maior queixa é em relação à burocracia envolvida nos processos institucionais. “Precisamos da liberdade para que a gente possa trabalhar em paz, e que os processos não atrapalhem os nossos negócios. Essa é a fala da população”, reproduz Fantinel. Conforme o legislador, os setores da economia precisam conseguir se desenvolver sem depender da máquina pública.
Fantinel exemplificou citando a preocupação dos agricultores em relação à presença de javalis como uma praga nas lavouras, existindo apelo por uma abordagem mais efetiva, incluindo o uso de armas de fogo para erradicar a ameaça. No entanto, o liberal observa que o porte de armas tem se tornado cada vez mais difícil a caçadores e atiradores esportivos. Além da burocracia, o vereador questiona restrições ambientais e faz um chamado para menos entraves na obtenção de licenças e documentos necessários para o desenvolvimento de empreendimentos, de modo a impulsionar o crescimento econômico.
O legislador refirmou a urgência de uma atuação política mais eficiente e orientada para os interesses da população. A agilidade no processo de desenvolvimento resultaria em benefícios diretos para a população de menor renda, com preços mais acessíveis e mais oportunidades de emprego, gerando, assim, um sistema mais eficaz e voltado para o progresso econômico e social, acredita Fantinel.
Em aparte, o vereador Rafael Bueno/PDT entende  necessário que seja impulsionado o processo de consolidação da economia de Caxias do Sul e região, salientando que todas as políticas de incentivo ao desenvolvimento econômico são bem-vindas.
 

16/08/2023 - 16:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Andrielly Martins da Silva

Ir para o topo