Voltar para a tela anterior.

Gilfredo De Camillis debate sobre acessibilidade

Ao mencionar a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, o parlamentar fez um resgate de ações voltadas à inclusão e realizadas em seus mandatos


A acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiências foram temas do Grande Expediente do vereador Gilfredo De Camillis/PSB na plenária desta quarta-feira (16/08). O parlamentar fez um resgate de ações voltadas à inclusão em seu mandato à luz da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Celebrada anualmente, seguindo a Lei Municipal nº 5.447/2000, neste ano, essa semana terá programação entre 21 e 28 de agosto.

Segundo o vereador, a agenda tem como principal objetivo dar visibilidade à causa da pessoa com deficiência, difundindo informações sobre a importância da inclusão e da acessibilidade e promovendo a integração das pessoas com deficiência e seus familiares em todos os níveis sociais.

O socialista relembrou a aprovação em plenário e transformação em lei do projeto de sua autoria que enquadra como barreiras urbanísticas as cordoalhas de luz (reunião de cabos) de postes fixadas no passeio público. Mencionou ainda outra demanda: a relevância de mercados, supermercados e shoppings centers disponibilizarem profissionais capacitados para o atendimento de pessoas com deficiência visual.

Camillis destacou, também, a proposta de criar o Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência com o objetivo de captar  e aplicar os recursos destinados a suportar as despesas de programas de promoção dos direitos das pessoas com deficiência.

O socialista mencionou, por fim, a lei sancionada em âmbito federal (Lei n°14.624/2023) que formaliza o uso nacional da fita com desenhos de girassóis como identificação de pessoas com deficiências ocultas, aquelas que podem não ser percebidas de imediato.

16/08/2023 - 12:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Leonardo Iob de Oliveira

Ir para o topo