Voltar para a tela anterior.

Valdomiro Remussi conquista título de Cidadão Caxiense

Vereadores, familiares e amigos aplaudiram o empresário, na sessão solene realizada pelo Legislativo, nesta terça-feira (15/08)


O empresário Valdomiro Valente Remussi tornou-se Cidadão Caxiense, em sessão solene promovida pelo Parlamento Municipal nesta terça-feira (15/08) à noite. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, parlamentar Zé Dambrós/PSB, e contou com a presença de amigos do homenageado, familiares e autoridades. Da tribuna, o vereador-proponente Ricardo Zanchin/NOVO fez o pronunciamento em nome da Casa e realçou a contribuição de Remussi ao segmento empresarial, com destaque à inovação, ao incentivo à sustentabilidade e à responsabilidade social.

O parlamentar salientou a coragem e a decisão de Remussi de sair da pequena cidade de São João da Urtiga, de uma família de agricultores, aos 17 anos, em 12 janeiro de 1977, para buscar novas oportunidades. “Remussi é um empreendedor, com uma história inspiradora. Encarou todas as situações como oportunidades. Nada o desanimava”, frisou Zanchin, relatando o percurso de dificuldades, de estudos e de aprimoramento profissional que o homenageado seguiu, para transformar-se em um dos homens de terno e gravata que observava e sonhava ser igual. Conforme o legislador, Remussi fez curso técnico em Contabilidade, depois atuou em banco até chegar a seus próprios negócios, no ramo metalúrgico, como a implantação da Brinox, que fundou e acabou vendendo mais tarde, em 2011, após ter obtido êxito.

Além de Zanchin, assinaram a proposição da honraria, aprovada pela unanimidade do plenário, os parlamentares: Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Elisandro Fiuza Gonçalves/REPUBLICANOS, Felipe Joao Gremelmaier/MDB, Gilfredo Otto De Camillis Sobrinho/PSB, Gladis Franceschetto Frizzo/MDB, Lucas Thimmig Diel/PDT, Maurício Fernando Scalco/NOVO, Sandro Fantinel/PL, Rose Frigeri/PT e Velocino João Uez/PTB. A distinção valoriza o trabalho desempenhado por Remussi, que é um dos fundadores do Grupo Brinox, também no desenvolvimento da cidade de Caxias do Sul como polo metalmecânico nacional.

Em seu discurso, o agraciado afirmou que a distinção não é somente para ele, mas para todos que o acompanharam ao longo das jornadas que viveu até hoje. Diante das conquistas que já obteve, explica que as pessoas podem ver as coisas sob um viés mais ou menos colorido. “Temos de tirar de frente as nuvens escuras e colocar arco-íris na cabeça. Quando se tem arco-íris na cabeça, a gente vê tudo como oportunidade. E precisamos estar motivados. Nunca tive medo, pois sempre enxerguei oportunidades e procurei escolher amigos bons para me cercar. Ao longo da vida, me aconselhei com muitas pessoas boas. Todo dia eu acordo motivado a mudar o Brasil”, afirmou Remussi, deixando sua manifestação como uma espécie de conselho.

O empresário também relatou obstáculos que enfrentou em termos de burocracia, principalmente em relação a licenças e liberações do poder público a seus empreendimentos, mas nunca desistiu, sempre persistiu e conseguiu bons resultados.

Nesse sentido, orienta as pessoas a não dizerem não e a não aceitarem um não, quando acreditam que podem fazer acontecer. Na sua opinião, há outras alternativas de respostas para dar às pessoas em substituição ao não.

Ao elogiar a postura de Remussi, o presidente Dambrós o agradeceu pela colaboração social e pela resiliência no ramo da indústria. Representando o Executivo, marcou presença na homenagem desta noite o titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Élvio Gianni.

SOBRE O HOMENAGEADO:
- O empresário Valdomiro Valente Remussi é nascido em São João da Urtiga, no interior do Rio Grande do Sul. De família de agricultores, sempre incentivado pelos pais Ernesto e Fiorentina, aos 17 anos, decidiu partir para Caxias do Sul, em busca de novas oportunidades. Com o passar dos anos, se especializou nas áreas de contabilidade e empreendedorismo, através de cursos profissionalizantes, ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
- Em 1987, surgiu a ideia de fabricar produtos de aço inoxidável. Assim, em março de 1988, junto com dois sócios, fundou a fábrica, que hoje é conhecida como Brinox. A empresa hoje é considerada um modelo de negócio consolidado, sendo uma das maiores fabricantes de produtos domésticos.
- No ano de 2011, Remussi vendeu sua empresa Brinox, no entanto, continuou durante três anos, auxiliando o proprietário. Com sua visão empreendedora e dedicação ao trabalho, foi capaz de criar muitos empregos aos caxienses, que passaram a dar dignidade a suas famílias.
- O empresário é casado com Luz Marina e tem os filhos Frederico e Bárbara. Hoje, realiza mentorias gratuitas e palestras em universidades e associações de classe, como uma forma de expressar sua gratidão pelas conquistas alcançadas.

15/08/2023 - 22:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo