Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno relembra defesa histórica pela vinda de uma extensão da UFRGS para a Serra

Movimentos se iniciaram antes mesmo de o parlamentar assumir como vereador pela primeira vez, no começo dos anos 2010


O vereador Rafael Bueno/PDT assumiu a tribuna do Legislativo caxiense nesta terça-feira (15/08) para recordar os movimentos realizados para a conquista de uma extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra Gaúcha. O terreno para receber o prédio está definido desde 2019 e fica em Farroupilha. 

"Foi uma grande mobilização que fizemos, uma atuação maravilhosa nas ruas de Caxias do Sul, com mais de 10 mil estudantes da cidade da Região, que percorreram o centro gritando “a UFRGS é Nossa. Aqui na Câmara Municipal, no dia 28 de abril de 2011, eu não era vereador ainda, mas mobilizamos muita gente mesmo em uma bonita audiência que superlotou a Casa", destacou, mostrando uma pilha com mais de 20 mil abaixo-assinados pedindo pela extensão da UFRGS.

O vereador seguiu dizendo que houve disputas entre cidades da região até que se chegasse a um consenso, porém, apesar de ter havido a assinatura no dia 27 de maio 2019, entre a UFRGS e a prefeitura de Farroupilha, do Protocolo de Intenções para a implementação física e operacionalização do Escritório de Inovação do Parque Tecnológico Zenit-UFRGS no município. Na ocasião, também foi entregue o Projeto de Lei que autoriza a doação do terreno para a Universidade, no bairro Cinquentenário, naquela cidade.

Bueno lembrou as palavras ditas durante a assinatura, a qual esteve presente. O então reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, disse que "houve um longo caminho até chegar aqui, recebendo muitas pessoas que nos provocaram a aceitar esse desafio". Já o então prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, agradeceu o empenho de todos que participaram da conquista para a Serra, reforçando a necessidade do investimento em educação para o avanço da sociedade.

O pedetista destacou que, em 2011, era apenas intenção, movimentação, lutas e reuniões, mas se chegou a 2019 e estava tudo bem encaminhado. Quis dizer, então, que um longo caminho já foi percorrido até aqui.

"Ninguém pode ser contra o ensino público, como algumas pessoas têm sugerido. Essa foi a minha primeira grande luta. Mas se passaram os 30 anos previstos para a obra estar pronta em Farroupilha e nada se realizou. Temos terreno, não há briga entre municípios, mas agora falta buscar recursos para construção do prédio. O sonho para quem assinou aqueles abaixo-assinados não pode ter sido em vão", concluiu Bueno.

15/08/2023 - 15:16
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT Câmara Municipal de Caxias do Sul
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo