Voltar para a tela anterior.

Projeto do Centro de Autismo da UCS é apresentado à Secretaria Estadual da Saúde

Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas participou da reunião


Uma comitiva caxiense, formada pelas integrantes da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas, vereadoras, Tatiane Frizzo/PSDB (presidente) e Marisol Santos/PSDB, vice-prefeita, Paula Ioris/PSDB, vice-reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Asdrubal Falavigna, e assessores do deputado estadual, Neri, o Carteiro/PSDB, Alexandre Lovato e Márcio Amaral, esteve na Secretaria Estadual da Saúde, nesta quinta-feira (03/08).

O grupo foi recepcionado pela secretária adjunta da pasta, Ana Costa. Na oportunidade, eles apresentaram o projeto do Centro Interprofissional para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista da UCS (CiaTea-UCS).

Durante a apresentação do projeto, a presidente da Frente Parlamentar destacou a importância da iniciativa. “Temos a satisfação de participar do projeto do Centro Interdisciplinar em Caxias do Sul e buscar recursos para torná-lo realidade. Esse Centro vai oferecer mais qualidade de vida para os autistas e suas famílias,” reforçou Tatiane Frizzo.

Para Marisol é importante a participação do Estado para a implementação do Centro. “O autismo está recebendo a atenção do governo do estado, graças ao empenho do governador Eduardo Leite e do programa TEAcolhe no Rio Grande do Sul. Fico muito feliz de confirmar que o autismo está no radar de investimentos do estado,” ressaltou a parlamentar.

A participação da instituição de ensino, do Executivo, e da Assembleia Legislativa demonstra o compromisso coletivo com a causa, segundo as vereadoras caxienses.

Ao final da apresentação, a secretária adjunta manifestou interesse em analisar o projeto, sinalizando que há trâmites a serem cumpridos para a implantação do Centro de Autismo da UCS.

O PROJETO

O espaço previsto para abrigar o Centro Interprofissional para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista da UCS (CiaTea-UCS) fica na rua Travessão Solferino, local que pertencia ao TecnoUCS. A expectativa é que o projeto contemple 15 cursos da instituição de ensino, com possibilidade de trabalho com 20 tipos de atendimentos para pessoas com TEA, além de possibilitar o desenvolvimento de pesquisa científica sobre autismo.

O projeto de execução está sendo desenvolvido pela UCS, com apoio da Secretaria Municipal da Saúde e da Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas.

04/08/2023 - 14:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo