Voltar para a tela anterior.

Ex-governador José Ivo Sartori poderá receber o título de Cidadão Caxiense

A proposta visa a conceder a honraria no dia 26 de setembro deste ano


O ex-governador gaúcho e ex-prefeito José Ivo Sartori está a poucos passos de receber da Câmara Municipal o título de Cidadão Caxiense. Na sessão ordinária desta quinta-feira (03/08), foi discutido o projeto decreto legislativo (PDL) 15/2023, com a previsão da honraria. Idealizada pelo vereador Felipe Gremelmaier/MDB, a proposição contou com as assinaturas de outros 21 parlamentares da Casa. Se for aprovada, a homenagem será realizada em sessão solene, às 19h do próximo 26 de setembro, dia em que o Parlamento local completará 131 anos de existência. O texto retornará à pauta, para segunda discussão e votação.

Segundo a exposição de motivos, José Ivo Sartori nasceu na Capela São Valentim, no Distrito de São Marcos de Farroupilha, filho de Antônio Silva Sartori e de Elza Josefina Dengo Sartori. Em 1961, com 13 anos, mudou-se para Antônio Prado, onde foi estudar no Colégio São José, pertencente à Congregação das Irmãs de São José. Após a conclusão do Ginásio, em Antônio Prado, no ano de 1966, Sartori se transferiu para Caxias do Sul visando dar sequência aos estudos e ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida.

Depois de uma breve passagem pelo Seminário Maior de Viamão, Sartori retornou para Caxias para cursar Filosofia na Universidade de Caxias do Sul, onde presidiu o Diretório Central Estudantil (DCE) entre os anos de 1972 a 1975. No mesmo período, Sartori iniciou a carreira de educador, lecionando educação religiosa em colégios como o São José e o Murialdo. Em 1976, casou-se com Maria Helena Sartori, sua colega de faculdade e de militância no movimento estudantil.

Sartori se elegeu vereador (1977-1982) filiado pelo partido MDB. Com o slogan “Vamos virar o jogo”, o vereador elegeu-se em 1982 a deputado estadual, sendo reeleito por mais 4 mandatos consecutivos, destacando-se o ano de 1998, em que Presidiu a Assembleia Legislativa do Estado sendo o primeiro representante da cidade. No ano de 2002, elegeu-se Deputado Federal e foi defensor da reforma do Pacto Federativo, visando a municipalização, seu mandato que foi interrompido pelo chamado da população caxiense para e eleição municipal de 2004.

Elegeu-se, em 2004, prefeito de Caxias do Sul, reelegendo-se em 2008. Nesse período em que esteve à frente da cidade, conquistou os maiores índices de aprovação popular da história. Os mandatos foram marcados por obras de grande importância, como o Viaduto Campo dos Bugres, a Unidade de Pronto Atendimento 24h, a Barragem do Marrecas, asfaltamento em bairros rurais e obras do acesso no Fátima Baixa.

03/08/2023 - 16:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Leonardo Iob de Oliveira

Ir para o topo