Voltar para a tela anterior.

Estela Balardin comemora liberação do HG para o acompanhamento de partos por doulas

A parlamentar também explicou a necessidade de tratar de todos os temas da sociedade de forma igualitária


A vereadora Estela Balardin/PT usou o espaço do grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (02/08), para comemorar a permissão, deferida pelo Hospital Geral (HG), para o acompanhamento dos partos por doulas. Ela também usou a tribuna para ressaltar a importância de defender todas as pautas sociais, de forma igualitária. Relatou, ainda, o encontro realizado em homenagem ao Julho das Pretas, no último domingo.

A parlamentar abriu a manifestação contanto sobre o encontro realizado com o diretor do HG, Sandro Junqueira e a coordenação do materno infantil do hospital. Na reunião foi noticiada a liberação do acompanhamento de doulas. Estas são profissionais que tem como responsabilidade o acompanhamento da gestante durante todo o período de gravidez, pós-parto e principalmente no momento do parto.

Ela explicou que a luta pela causa vem desde 2018, a partir de um projeto de lei da, então vereadora, Denise Pessoa/PT. Estela reforçou que o acompanhamento era um desejo recorrente de muitas mulheres. Ainda salientou a relevância da decisão. “É um passo a mais na humanização de um momento tão importante na vida dessas mulheres”, disse.  

Outro ponto trabalhado pela petista foram as críticas que vem recebendo acerca de seus posicionamentos na tribuna. Segundo ela, seu mandato é menosprezado por tratar temas sociais, supostamente deixando de lado questões como saúde e educação. Ela argumenta que ambas as questões devem ser tratadas de forma igualitária e evoluir da mesma forma. Nas palavras dela, é importante falar sobre a educação, saúde, saneamento básico e os problemas que permeiam os nossos bairros, mas isso não impede de falar sobre os problemas estruturantes da nossa sociedade.

“Falar sobre a questão do saneamento básico não nos impede de vir aqui e falar sobre a violência doméstica. Uma coisa não retira a importância da outra”, afirmou

A legisladora também questionou o município pela falta de atividades referentes ao Julho das Pretas. Mês destinado para o desenvolvimento de campanhas para sensibilizar e conscientizar a desigualdade de gênero e raça. Ela indaga sobre qual teria sido o problema que impediu a realização de ações em celebração à data.

Por fim, Estela trouxe a 3ª edição do Julho das Pretas, evento realizado por ela, em parceria de escolas da rede pública de Caxias. No último domingo, a iniciativa contou com diversas atrações culturais. Ela destacou a exposição de fotos, em parceria com as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Professora Ilda Clara Sebben Barazzetti, Fioravante Webber, Machado de Assis e Zélia Rodrigues Furtado.

Duas turmas de cada colégio escolheram uma mulher negra da comunidade ou da escola para ser homenageada. As agraciadas foram fotografadas, ouvidas e tiveram suas biografias registradas. “A mostra foi uma forma de trabalhar a temática do machismo e racismo com os alunos. Também celebrou a cultura negra na cidade”, enalteceu a vereadora Estela.

02/08/2023 - 15:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo