Voltar para a tela anterior.

Conselho de Política Cultural vai à tribuna

A manifestação foi realizada pela presidente do grupo, Caliandra Paniz Troian, no Legislativo


A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Caliandra Paniz Troian, utilizou a tribuna da sessão ordinária desta quarta-feira (02/08), no espaço de Acordo de Líderes, para manifestar sobre a produção cultural de Caxias do Sul e para solicitar apoio e investimentos nos projetos do Conselho. Na avaliação da dirigente, a produção cultural do município está aquecida, sendo estimulada por novos comportamentos da população e pelo desenvolvimento do turismo, que se abastece pela produção e por eventos culturais voltados a atrair turistas para Caxias do Sul.

Caliandra destacou, entretanto, a necessidade de investimentos em projetos e empreendedores culturais, pois, de acordo com ela, os principais benefícios que traz para o município são o bem-estar, qualidade de vida, geração do emprego, renda, riquezas e pertencimento.

Segundo ela, uma pesquisa publicada em abril pelo Itaú Cultural, mostra a existência de cerca de 7 milhões de profissionais de economia criativa, representando 3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Parabenizou o Legislativo caxiense por ter realizado a campanha Destine Solidariedade: deixe seu importo de renda (IR) aqui em Caxias do Sul, e solicitou que sejam inclusos a cultura e o esporte em futuros projetos semelhantes.

Finalizou sua manifestação destacando o envolvimento do Conselho em eventos como Natal, Festa da Uva, Carnaval, feiras e festas, e salientando a necessidade de verbas federais para projetos de grande porte. Ela contextualizou que a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) tem um investimento de R$ 1,9 milhão, mas não consegue mais suprir as demandas e, para evitar o bloqueio de projetos, as empresas precisam ajudar destinando mais recursos.

 

02/08/2023 - 15:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo