Voltar para a tela anterior.

Diel faz balanço de seis meses como vereador

O pedetista, que responde pela liderança do governo Adiló Didomenico/PSDB na Casa, agradeceu pela recepção dos colegas quando assumiu a vaga por ser suplente do PDT


Uma prestação de contas dos seis meses de atuação como parlamentar foi feita pelo pedetista Lucas Diel, na plenária desta quarta-feira (02/08). Ao agradecer ao prefeito Adiló Didomenico/PSDB por tê-lo conduzido à liderança de governo na Casa, saudou os colegas vereadores pela recepção no momento que assumiu a vaga por ser suplente do PDT, em 2 de fevereiro deste ano.

Diel recordou que sua presença no Legislativo é precedida por todo um envolvimento com o meio estudantil, com iniciativas culturais e, especialmente, com o movimento comunitário. Inclusive observou que, pelo menos, 10 parlamentares atuais já integraram Associações de Moradores de Bairro (Amobs). “Nossa vida vem pautada nos movimentos estudantis e sociais e o ingresso nos partidos veio de forma natural. Antes de ser candidato, ajudamos outros candidatos a se elegerem. O envolvimento político veio antes deste mandato”, ressaltou, listando também sua participação em movimentos germânicos e religiosos e no Rotary Clube, além do trabalho como advogado.

No que se refere à função de líder de governo, explicou que abarca a interlocução das demandas do Executivo na Câmara e dos vereadores em relação à administração municipal. “Todas as votações e projetos encaminhados demandam tempo, reuniões e uma série de preparações por serem assuntos polêmicos e de interesse da comunidade”.

Quanto ao balanço de atividades do Gabinete, informou que protocolou seis projetos de lei, sendo que um foi aprovado e sancionado. Recebeu mais de 50 visitas, fez diversas visitas a bairros e encaminhou mais de 70 indicações ao Executivo, sem contar as de autoria dos demais colegas que tiveram sua intermediação.  Também citou a participação como integrante de grupos parlamentares, a exemplo da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, e das Frentes Parlamentares A Maesa é Nossa; do Tradicionalismo Gaúcho e Fomento Rural; da Defesa da Aprendizagem Profissional; e da Conectividade, Eletricidade e Abastecimento em Caxias do Sul, sendo presidente dessa última frente.

Ainda ressaltou que, seguindo o norte do partido, que tem a educação com uma das principais bandeiras, está envolvido numa proposta de resgate das brizoletas na região, pois foram escolas idealizadas e espalhadas em diferentes partes do Estado pelo então governador Leonel Brizola, no período de 1959 a 1962.

Diel destacou, também, sua presença na comitiva que foi a Brasília na busca de recursos ao município. Mencionou que, para setembro, deve chegar à cidade, contemplando a área da saúde, R$ 200 mil referente a uma emenda do deputado federal Pompeo de Mattos/PDT. Por fim, reafirmou seu compromisso com a sociedade caxiense, dando sequência ao mandato com responsabilidade, e externou agradecimento à equipe que lhe acompanha na função legislativa.

02/08/2023 - 14:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo