Voltar para a tela anterior.

Debatido o reconhecimento dos Festejos Farroupilhas como um bem de natureza imaterial

A matéria é de autoria do vereador licenciado Ricardo Daneluz e retornará à pauta, para segunda discussão e votação


Reconhecer os Festejos Farroupilhas como um bem de natureza imaterial de Caxias do Sul é o objetivo do projeto de lei 12/2023. A matéria é de autoria do vereador licenciado Ricardo Daneluz (hoje, secretário municipal do Turismo) e retornará à pauta, para segunda discussão e votação.

Conforme a exposição de motivos da proposta, a Semana Farroupilha foi oficializada através da Lei 4.850, de 7 de novembro de 1964. As comemorações antecedem o dia 20 de setembro, definido pela Constituição Estadual como a data magna do Estado do Rio Grande do Sul.

O evento busca a rememoração da Revolução Farroupilha, conflito que envolveu a região de 1835 a 1845, tendo como pano de fundo as disputas políticas e econômicas, por maior autonomia local. Hoje, tem duração de, aproximadamente, 14 dias.

De acordo com o autor do projeto, um público estimado de 300 mil pessoas se envolve nos festejos, o que contribui com o desenvolvimento do turismo cultural, na região da Serra gaúcha. A organização, por decreto, é de responsabilidade da Prefeitura Municipal, da Brigada Militar, da 4ª Coordenadoria de Educação e da 25ª Região Tradicionalista. Nesse evento, a 25ª Região Tradicionalista representa o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o qual está constituído desde 28 de outubro de 1966.

01/08/2023 - 17:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo