Voltar para a tela anterior.

Aula de poda no Legislativo reúne 60 participantes

Promovida pela Comissão de Agricultura da Câmara, a iniciativa tem despertado o interesse da população, além de levá-la a conhecer a Casa do Povo e aprender técnicas com agricultores e agrônomo voluntários


A aula prática de poda nas parreiras de uva do Legislativo caxiense, no último sábado (29/07), atraiu cerca de 60 participantes, alguns querendo melhorar as videiras que já cultivam em suas moradias, na zona urbana do município. Promovida pela Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC) da Câmara, a iniciativa tem despertado o interesse da população, além de levá-la a conhecer a Casa do Povo e aprender técnicas com agricultores de Forqueta e agrônomo voluntários.

Pelo segundo ano consecutivo, a atividade acontece, sendo conduzida pela presidente da CAAPC, vereadora Gladis Frizzo/MDB. Durante a experiência, a comunidade aprende com produtores rurais sobre como cuidar de parreirais neste período do inverno. “É uma alegria receber moradores e estudantes de Ensino Superior querendo aprender a poda com quem faz isso no seu dia a dia. Precisamos valorizar as novas e as mais experientes gerações que se encontram na agricultura. Caxias é a terra da Festa da Uva, mas muitos moram aqui e não sabem como se cultiva uma parreira. Ao trazermos a comunidade para cá, conseguimos mostrar como esse plantio e cuidado acontecem. E, por isso, esse trabalho vale a pena”, comemorou Gladis, ressaltando que o município tem sido destaque também no agronegócio.


Presidente da CAAPC, vereadora Gladis Frizzo/MDB | Crédito: Tales Armiliato/Câmara Caxias
 

Agricultora de São Valentim da 2ª Légua, em Forqueta, Janete Bianchi Onzi foi uma das instrutoras da atividade. Ela e a família cuidam de cinco hectares de uva para comercialização. A maior parte é das variedades Niágara Rosa e Vênus, mas também estão começando com a BRS Núbia. “É uma honra estar aqui para o pessoal ver nosso trabalho e para passar nosso conhecimento. O cultivo de uva é um trabalho árduo, mas gratificante”, afirma a viticultora.

Enquanto Janete e mais produtores rurais ensinavam voluntariamente, o projetista Julio Cesar Ruaro ficava atento para aproveitar bem o aprendizado e aplicá-lo em seu terreno. “Sou um apaixonado por conhecimento. Tenho uma videira em casa, meu avô também tinha, e os manejos fui descobrindo como autodidata. Quero saber como torná-la mais produtiva. Percebi que alguns manejos são aplicados para a uva em maior escala e podem ser adaptados em nossa casa”, conta Ruaro.   

O engenheiro agrônomo Felipe Onzi supervisionou e orientou toda a iniciativa. A convite da presidente da CAAPC, é o segundo ano que ele atua como voluntário durante a aula técnica de poda. O profissional também é agricultor, na Comunidade Menino Deus, de Forqueta. “Viemos trazer a vivência do campo para que o pessoal possa se inteirar sobre a produção da agricultura e também sobre as dificuldades que enfrentamos no dia a dia”, destaca.  Na mesma localidade de Felipe, reside Elio Cedania Bampi (foto abaixo), um dos nomes que receberam do Legislativo, recentemente, a Medalha Agricultor Destaque do Ano de 2023 e também foi instrutor neste sábado. Eles explicaram a necessidade de retirar galhos que sobram nas parreiras para que os frutos nasçam mais bonitos no período da safra.


Agricultor Elio Cedania Bampi | Crédito: Tales Armiliato/Câmara Caxias
 

Antes do início da aula, os inscritos degustaram um saboroso café com comida típica, como grostoli e cuca. Todos também receberam certificado de participação. Uma turma de estudantes de Agronomia da Faculdade Ideau marcou presença.

Além da presidente Gladis, integram a CAAPC os parlamentares Roselaine Frigeri/PT, Lucas Diel/PDT, Sandro Luiz Fantinel/PL e Velocino Uez/PTB.
 

Arquitetura legislativa
- Dependendo do ano e das variáveis do clima e da poda, a produção nos vinhedos do Legislativo Municipal varia de 300 a 700 quilos de uva isabel. A fruta é consumida pela comunidade e pela equipe funcional da Casa.

- O projeto do prédio com parreiras foi concebido pelo arquiteto João Alberto Marchioro, que venceu um concurso público realizado em 1983, para escolha do anteprojeto de arquitetura do prédio da Câmara. O profissional planejou a estrutura valorizando também a uva, que é a fruta símbolo da cidade. O prédio foi inaugurado em 22 de novembro de 1996.

- Os parreirais também servem de quebra-sol no verão, quando as folhas estão verdes e cheias de vida, deixando o ambiente mais ameno e com menos calor. Já, no inverno, quando as folhas caem, a parreira facilita a entrada de luz natural, ajudando a aquecer quem trabalha ou circula pelos diferentes setores.

31/07/2023 - 13:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo