Voltar para a tela anterior.

Comissão de Segurança Pública do Legislativo discute ações na região central

O encontro foi conduzido pelo presidente da CSPPS, vereador Alexandre Bortoluz


 A Comissão de Segurança Pública e de Proteção Social (CSPPS) do Legislativo caxiense realizou, na tarde quinta-feira (27/07), às 14 horas, na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, uma reunião pública para discutir ações de segurança pública na região central. O encontro foi conduzido pelo presidente da CSPPS, vereador Alexandre Bortoluz/PP.

Bortola iniciou a reunião agradecendo às autoridades que compuseram a mesa de discussão e às autoridades que estiveram presentes à audiência, tais como: Ricardo Moreira de Vargas, comandante do 12° Batalhão de Polícia Militar; Paulo Roberto Rosa da Silva, secretário Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS); Paulo Kleger Daurte, delegado da 1° Delegacia Distrital de Caxias do Sul; Gelson Dalberto, diretor executivo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul; Rossano Boff, presidente do Sindicato do Lojistas de Caxias do Sul (Sindilojas Caxias); Renato Corso, presidente da  Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL); Marcio Ramos Laguna, diretor da Guarda Municipal de Caxias do Sul.

Os vereadores presentes, Adriano Bressan/PTB, Mauricio Scalco/NOVO e Velocino Uez/PTB, destacaram a necessidade de aumento de contingente do Batalhão de Polícia Militar na segunda maior cidade, destacando como o estado precisar olhar com outros olhos para o município. Scalco trouxe seus anos como comerciário na região central, tendo seu estúdio fotográfico furtado mais de cinco vezes durante os anos, e destacando como os pequenos reparos dessas ações prejudicam o a vida dos lojistas.

O secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social Paulo Roberto Rosa da Silva, destacou as recentes ações de intensificação das rondas do Guarda Municipal, no Bairro Central, no primeiro semestre de 2023, tendo como resultado mandatos de prisão de indivíduos com mandato de prisão em andamento. Paulo ressaltou que o foco atual da secretaria é reduzir as preocupações dos lojistas.

O 1° delegado distrital de Caxias do Sul, Paulo Kleger Daurte, que é responsável pela área central, destaca como polícia judiciaria tem o dever de fazer o registro de todos os delitos que venham a acontecer na cidade, coletando dados, identificando responsáveis e realizando o devido indiciamento dos infratores. Devido a essas condições o delegado ressaltou a necessidade de a população registrar as infrações ocorridas, para assim alimentar a base de dados e informações com o intuito de evitar novos casos. Paulo ainda destaca que o registro visual, seja ele por fotos ou vídeos, é de grande valia a delegacia de polícia na coleta de evidências.

As entidades representantes presentes CIC, Sindilojas e CDL, por meio de seus representantes delegaram as autoridades presentes a necessidade de melhoria na iluminação pública e a urgência do cercamento eletrônico, ações essa que irão desmotivar as ações criminosas.

O comandante do 12° Batalhão de Polícia Militar, Ricardo Moreira de Vargas, após escutar as demandas das entidades, pontou como a segurança da cidade deve ser um esforço coletivo e permanente da comunidade.

Além do vereador-presidente Alexandre Bortoluz/PP, fazem parte da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social os vereadores Adriano Bressan/PTB, Gladis Frizzo/MDB, Sandro Fantinel/PL e Velocino Uez/PTB.

27/07/2023 - 19:20
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Leonardo Iob de Oliveira

Ir para o topo