Voltar para a tela anterior.

Vereadores da Comissão do Idoso visitam obras do Recanto da Compaixão Frei Salvador

Rafael Bueno e Elisandro Fiuza estiveram conferindo obras do complexo que terá capacidade para 125 idosos e deve estar pronto em novembro deste ano


Os vereadores Rafael Bueno/PDT e Elisandro Fiuza/Republicanos visitaram na tarde desta quarta-feira (26/07) as obras do Recanto da Compaixão Frei Salvador, projeto executado no antigo prédio do INSS, administrado pela Associação Mão Amiga e que abrirá 125 vagas para idosos em vulnerabilidade social. Além de presidir a Comissão do Idoso pelo Legislativo, Bueno comanda a Frente Parlamentar em Defesa da Construção do Recanto. A estimativa é de que o Lar tenha as obras prontas em novembro deste ano e depois passe por um processo de ocupação dos leitos. A entrega deverá ser escalonada e totalmente concluída até os primeiros meses de 2024. Os parlamentares foram recebidos pela arquiteta responsável pela obra, Vivian Biazus, que explicou o andamento dos trabalhos e as parcerias que estão sendo encaminhadas, por exemplo, com a Universidade de Caxias do Sul, visando a abranger a área da saúde.

Segundo informações da assessoria do Recanto, com o aporte de recursos de R$ 3 milhões, a ampliação e reforma entram na reta final. A liberação do valor aprovado pelo Conselho Estadual de Assistência Social e autorizado pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social no dia 9 de maio. Isso possibilitou o reforço de equipes de trabalho e a injeção imediata de suporte financeiro necessário para a etapa de conclusão. O recurso é resultado do projeto do Pró-Social apresentado pelo Recanto da Compaixão em fevereiro passado - para dar andamento às obras de reforma e ampliação do antigo prédio do INSS que está sendo preparado para ser uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para idosos) em Caxias do Sul.

Para Rafael Bueno, as obras estão em ótimo adiantamento, com 60% dos trabalhos concluídos.

"Um sonho se transformando em realidade. É uma das maiores obras sociais do Rio Grande do Sul. Esperamos que em breve nossos idosos possam ser bem acolhidos e tratados como merecem", enfatizou o vereador.

Elisandro Fiuza entende que Caxias do Sul necessita de um lar como o Recanto para o bem-estar dos idosos que mais necessitam.

"Será um tratamento de dignidade e humanização, para fazer os idosos se sentirem em casa. Essa ampliação dos serviços é muito importante para a cidade", comentou.

No local, os idosos poderão desenvolver atividades físicas e lúdicas, receber cuidados especiais, nutrição adequada e acompanhamento profissional em tempo integral. O lar desenvolverá o convívio e valorizará a individualidade. A entrega do espaço à comunidade em novembro pretende cumprir o cronograma inicial o qual reitera o compromisso social de cuidar da pessoa idosa diante da necessidade latente de mais vagas para atender essa população, visto que, a cada censo, o Brasil confirma o envelhecimento da população.

Estrutura

Com espaço de 3.320,95m², o Recanto da Compaixão contará com 33 suítes separadas por alas masculina e feminina, postos de enfermagem, cozinha industrial, refeitório, espaço para orações, terapia ocupacional, sala de estar, jogos, televisão, sala de visitas, espaço ao ar livre, áreas administrativas e de serviço, bem como consultórios, área de isolamento e espaço para fisioterapia.

O novo lar de idosos já nasce inovador, sustentável e ecológico. Inova ao se constituir moradia estruturada com a experiência de outras ILPIs da região buscando na solução das “dores comuns” alternativas viáveis como a instalação de elevador para macas, corredores amplos, piso aquecido nos banheiros para evitar adoecimento dos usuários, espaço de convivência ecumênico, jardins e acesso para ambulância.

Nasce sustentável com programas voltados à manutenção financeira do projeto como o apadrinhamento, refeição para a maturidade e lavanderia, bem como já se inicia ecológico com geração de energia solar, reaproveitamento da água da chuva e o programa permanente "Cartela do Bem" que dá destino correto aos blisters dos medicamentos.

A reforma e ampliação do prédio começou em novembro de 2021. O design interno da ILPI foi elaborado por um grupo de arquitetos e profissionais voluntários. Na reforma do prédio foram reforçados pilares – alguns estavam comprometidos, feita troca de materiais, derrubadas de paredes e outras ações necessárias para a reconfiguração do espaço. A ampliação conferiu ao local a construção de uma área de 398,90 metros quadrados que irão somar-se aos 2.922,05m² já existentes.

Os recursos utilizados até o momento para a realização da obra vieram também de doações da comunidade, programa de apadrinhamento, eventos e ações como rifas, jantares, presentes de aniversários revertidos em doações e outros. O elevador já instalado no prédio, o sistema fotovoltaico e o telhado foram doações do setor privado.

Doações

Para contribuir com as melhorias e adequações do Recanto da Compaixão, podem ser feitas doações por meio de um carnê disponibilizado pela organização fundadora. Basta entrar em contato com o número (54) 9 8410.0101.

Além de Rafael Bueno e Elisandro Fiuza, integram a Comissão do Idoso os vereadores Clóvis de Oliveira/PTB, Gilfredo de Camillis/PSB e Juliano Valim/PSD.

Texto: Jornalista Daniel Corrêa (MTE 12.672)

* Com informações da jornalista Beverli Rocha

26/07/2023 - 16:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a):

Ir para o topo