Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo divulga o Agosto Lilás no grande expediente da sessão ordinária

Dedicado a combater a violência contra a mulher, o mês contará com diversas ações da Procuradoria Especial da Mulher


Divulgar diversas ações da Procuradoria Especial da Mulher, previstas para o próximo Agosto Lilás, foi o objetivo da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, na sessão ordinária desta quarta-feira (26/07). Como procurador da mulher na Casa, a parlamentar destacou aspectos do mês, voltado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher.

De acordo com a tucana, o assunto não pode se reduzir à aplicação da Lei Maria da Penha, cujos aspectos são fundamentais. Mesmo assim, Tatiane chamou a atenção para outras formas de violência, como a verbal, a moral, entre outras. Ela disse esperar que as iniciativas desta edição gerem impacto positivo, sobretudo no sentido de prevenir e impedir novos casos.

Instituído em 2019, por meio da lei 8.488, originada de projeto da vereadora Tatiane, o Agosto Lilás busca promover iniciativas contrárias à violência. Inclui o incentivo à igualdade de gênero. Com uma programação integrada, o evento contará com palestras, debates, rodas de conversa e o lançamento de um projeto inovador. As ações serão realizadas e apoiadas pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal (PEM), Coordenadoria da Mulher de Caxias do Sul, Conselho Municipal de Direitos da Mulher e Escola do Legislativo.

A programação do Agosto Lilás 2023, em Caxias do Sul, terá início no dia 3 de agosto, com a palestra "Mulheres na Política", ministrada por Priscilla Maria Santana, Secretária da Fazenda do Rio Grande do Sul. O evento vai ocorrer na Câmara de Vereadores, a partir das 19h, e terá como objetivo debater a importância da participação feminina na esfera pública.

No dia 7 de agosto será realizado um debate na Câmara de Vereadores, às 19h, com a presença de Marisa Formolo, ex-deputada estadual, autora do livro “Por que somos poucas? A discussão abordará questões relacionadas à representatividade feminina na política e os obstáculos enfrentados pelas mulheres no exercício de cargos públicos.

Uma atividade de distribuição de material informativo sobre a Lei Maria da Penha está agendada para o dia 17 de agosto, às 9h, no Centro Especializado de Saúde (CES). Essa iniciativa visa conscientizar a população sobre os direitos das mulheres e fornecer informações importantes sobre a legislação vigente para combater à violência doméstica.

No dia 24 de agosto, às 19h, haverá uma roda de conversa na livraria Do Arco da Velha, com a participação de Geneviève Faé. O encontro será baseado no livro "Ponha-se no seu lugar" e abordará o papel das mulheres na cultura, destacando a importância de promover a igualdade de gênero e eliminar estereótipos prejudiciais.

O encerramento do Agosto Lilás 2023 será no dia 28 de agosto, às 14h, na Câmara de Vereadores, com o lançamento do projeto "Maria nas Escolas". Essa iniciativa visa conscientizar e educar jovens estudantes sobre a igualdade de gênero, os direitos das mulheres e a importância de construir relacionamentos saudáveis, livres de violência.

O Agosto Lilás é um movimento de conscientização sobre a violência contra a mulher. Ocorrem atividades em diversas cidades do Brasil, buscando combater a violência de gênero e promover a igualdade. O mês de agosto foi escolhido como uma referência à Lei Maria da Penha, importante marco legal na proteção dos direitos das mulheres. O movimento visa estimular o debate, a conscientização e ações que promovam o fim da violência contra a mulher em todas as esferas da sociedade.

26/07/2023 - 15:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo