Voltar para a tela anterior.

Efetividade da aprendizagem profissional é reconhecida em audiência na Câmara

O debate, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Aprendizagem Profissional, contou com a presença de jovens, entidades formadoras e entidades cotistas


Na tarde desta sexta-feira (21/07), a Frente Parlamentar em Defesa da Aprendizagem Profissional da Câmara Municipal de Caxias do Sul debateu a situação da Aprendizagem em Caxias do Sul e sua efetividade. Durante o debate, que contou com jovens, entidades formadoras e entidades cotistas, foi reforçada a importância da política pública que busca ajudar os jovens e incentivar o emprego e a capacitação. 

A presidenta da FP, vereadora Rose Frigeri/PT, iniciou a audiência reforçando o trabalho do grupo parlamentar, criado e aprovado em abril de 2023. Atualmente, a Frente é a segunda maior do Legislativo, com 13 legisladores. 

A superintendente regional do Trabalho e Emprego do Estado do Rio Grande do Sul e representante do Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha, Denise Brambilla, lembrou que Caxias é uma referência nessa pauta, gerando emprego para 3.449 jovens, entre 14 e 24 anos. “A aprendizagem profissional tem se mostrado, sim, um indicador muito eficiente para a juventude e para a mão de obra”, pontuou ela.  

Em seguida, quem ocupou a tribuna foi Centro Profissional da Cidadania Murialdinas, representado pela diretora Maristela Galiotto e pelo coordenador Aurélio Atolin. Ambos explicaram o trabalho da entidade, que é proporcionar uma formação dentro dos conceitos de aprendizagem profissional, com conteúdos teóricos e práticos que promovam o desenvolvimento profissional e pessoal do adolescente. “Ter uma profissão é como ter uma chácara sobre a qual nunca cai chuva de pedra. Ter uma profissão é ter casa para morar e comida para se alimentar”, disse o coordenador parafraseando São Leonardo Murialdo fundador da família murialdina. 

Integrante de uma empresa que participa do Programa Jovem Aprendiz, o gestor de Gestão de Pessoas da Marcopolo, Jeison Lemos, reforçou a relevância da pauta para a empresa e para a sociedade. “Ao longo dos anos, nós já capacitamos mais de 1.500 jovens e podemos falar, com muito orgulho, que mais de 90% deles foram efetivados nas diferentes áreas da empresa” , contou ele. 

Sílvio Tieppo representou o poder Executivo e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Na ocasião, ele comentou sobre o Programa Capacita Caxias, iniciativa que busca profissionalizar os caxienses. 

Já a diretora de Proteção Socia da Fundação de Assistência Social (FAS), Susana Cordova, pontuou o trabalho da entidade em prol do tema. “A FAS não trabalha diretamente com a aprendizagem profissional, mas se coloca à disposição para toda a discussão que oportunize os jovens e suas famílias para melhorar suas condições de vida”, finalizou ela.

Na sequência, jovens e representantes de entidades promotoras da aprendizagem se manifestaram e contaram suas experiências proveitosas. Emocionados, aprendizes do projeto Pescar e Senac explanaram suas atividades no percurso de ensino e enfatizaram que as iniciativas vão além do processo profissional. De acordo com eles, o experimento se torna social, formando grupos de amizade. 

Entre as reivindicações e demandas apontadas no encontro, está a falta de verba para as entidades, a cota de aprendizagem para o poder público e o desenvolvimento de um canal de comunicação mais assertivo entre as empresas, entidades e jovens. 

Estiveram presentes no encontro os vereadores Lucas Diel/PDT e Velocino Uez/PTB.

(Texto: Bruna Giusti)

 

 

21/07/2023 - 18:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a):

Ir para o topo