Voltar para a tela anterior.

Coronel Fortes é Cidadão Caxiense

A concessão do título ocorreu em sessão solene aberta ao público, nesta quinta-feira (20/07), no Legislativo


O Parlamento municipal concedeu o título de Cidadão Caxiense ao coronel Julimar Fortes Pinheiro, em sessão solene desta quinta-feira (20/07), às 19h. A honraria, que valoriza o trabalho desempenhado por Fortes em Caxias do Sul, foi entregue em solenidade conduzida pelo presidente da Câmara, Zé Dambrós/PSB. Em nome do Legislativo, fez o pronunciamento a vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, principal autora da proposição, que foi acolhida pela unanimidade do plenário.

Tatiane considerou brilhante a trajetória do homenageado, destacando o espírito de liderança, o apoio da família e os princípios e valores que cultivou desde criança. Segundo ela, ética, determinação e força o fizeram chegar longe. “Mas mais do que alcançar tantos títulos e posições de destaque, quando olho para o amigo coronel Fortes, vejo uma pessoa sonhadora, idealista, que tem um coração bom, justo e fraterno. É uma pessoa dedicada à sua família, à sua corporação e a seu dever”, frisou a vereadora, estendendo as saudações a todos os bombeiros que se arriscam para salvar vidas.  

Tatiane ressaltou que o coronel é exemplo e inspiração a novas gerações por contribuir para a segurança e proteção da sociedade. Ela também mostrou um vídeo com depoimentos de familiares e amigos do agraciado, que nasceu em Santiago/RS e veio atuar, entre outras regiões, na Serra Gaúcha.

Da tribuna, Fortes agradeceu à vereadora pela proposição do título, estendendo cumprimentos ao presidente Dambrós, a todos os demais parlamentares e à sua família. Citou com emoção e amor a esposa Kellyn Schu, a filha Maryah Schu Fortes, de seis anos, a mãe Nelcy Fortes Pinheiro, que se estavam no plenário, e o pai Elias (in memoriam).

Disse sentir-se honrado por se tornar um cidadão caxiense e por também ter recebido, hoje, da prefeitura, a Medalha Monumento Nacional ao Imigrante. Aos profissionais do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, que se encontravam na plateia, fez uma saudação e dedicação especial:

“Tenho convicção que a essência desta titulação confiada à minha pessoa é uma conquista construída através do trabalho dessa prodigiosa equipe do 5º Batalhão de Bombeiro Militar da Serra Gaúcha, que tive a honra e o privilégio de liderar. Assim sendo, dedico esse memorável e referendado título a todos os bombeiros militares que tornaram legítimo este momento e que compõem a tropa deste que será para sempre, ao menos nas minhas reminiscências, o meu batalhão”.

O homenageado recordou de palavras que proferiu quando era cadete, em 1994, fazendo questão de repeti-las, agora, coronel e cidadão caxiense: “O sangue da vitória pulsa forte no coração e no corpo deste oficial sempre idealista. Grato pela presença e prestígio de todos. Contem sempre comigo e com o melhor de mim”.

No encerramento, o presidente Dambrós disse que aprendeu muito com Fortes e que a comunidade da Zona Norte só não desistiu do Quartel de Bombeiros por causa do estímulo do coronel.

Ao lado de Dambrós e de Fortes na mesa de autoridades, estiveram também o primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Adriano Bressan/PTB; o titular da pasta de Gestão e Finanças, Cristiano Becker da Silva, representando o Executivo caxiense; e o subcomandante geral da Brigada Militar, Douglas da Rosa Soares.

 

SOBRE O HOMENAGEADO

- Julimar Fortes Pinheiro nasceu em 13 de dezembro de 1972, no município de Santiago/RS. Filho da professora da rede pública estadual Nelcy Fortes Pinheiro e do 2º sargento da Brigada Militar/BM Elias Pinheiro, desde muito jovem, aspirou seguir carreira militar. É casado com Kellyn Schu, com quem tem a filha Maryah Schu Fortes, de seis anos.

- Iniciou os estudos na Escola Estadual Apolinário Porto Alegre, no mesmo município de origem, completando ali o então 1º grau, atual Ensino Fundamental. Em seguida, cursou o 1º ano do 2º Grau (Ensino Médio) na Escola Estadual Cristóvão Pereira. No ano de 1987, prestou concurso para a Escola Estadual de 2º Grau da Brigada Militar, em Porto Alegre, o atual Colégio Tiradentes da BM. Já, em 1990, foi aprovado para o Curso de Formação de Oficiais da Brigada Militar (CFO-BM).

- Ingressou nas fileiras da Brigada Militar na Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Sul/RS – Fonte de Líderes. Em 19 de novembro de 1994, foi diplomado Bacharel em Ciências Militares – Área de Defesa Social e também declarado aspirante a oficial da BM.

- Em retorno à sua terra natal, deu início à carreira funcional, sendo classificado no 5º Regimento de Polícia Montada (5º RPMon). Nessa época, assumiu o comando do Pelotão de Polícia Montada no município de Cacequi, exercendo seu primeiro comando de tropa destacada.

- O documento justifica a homenagem pela carreira consolidada de Fortes. Informa que o profissional teve passagem por diversos locais, atuando na Subunidade de Bombeiro Militar de Canoas e na criação e instalação do 8º Comando Regional de Bombeiros, também de Canoas. Ainda assumiu o comando do Corpo de Bombeiros de Esteio e foi subcomandante da Escola de Bombeiro Militar.

- Posteriormente, tornou-se tenente-coronel e comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar da Serra Gaúcha (5ºBBM). No dia 20 de junho deste ano, foi conduzido ao posto de coronel. Por fim, o requerimento que discorreu sobre o título de Cidadão Caxiense realçou a atuação do homenageado no restabelecimento dos serviços do Corpo de Bombeiros Militar na Zona Norte, em Caxias do Sul.

20/07/2023 - 22:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo