Voltar para a tela anterior.

Zanchin fortalece a urgência da criação de mercado público na Maesa para potencializar o turismo em Caxias do Sul

Manifestação foi realizada durante a sessão ordinária desta terça-feira (18/07), no Plenário da Câmara Municipal


Na sessão ordinária desta terça-feira (18/07), na Câmara Municipal de Caxias do Sul, o vereador Ricardo Zanchin/NOVO, reiterou a necessidade urgente da criação de um mercado público na estrutura da antiga Metalúrgica Abramo Eberle SA (Maesa). Com o objetivo de proteger o potencial turístico da cidade e mirando para o futuro, Zanchin elencou três pilares para transformar a história de Caxias do Sul: a Festa da Uva, o Aeroporto e a revitalização da Maesa.

O vereador, que possui formação em economia e é professor, tem acompanhado de perto as propostas de ocupação do Complexo da Maesa pelo município e garantido o apoio à instalação de um mercado público no local. Ele relatou que a administração está ajustando a ideia inicial de uma Parceria Público-Privada (PPP) patrocinada para uma concessão comum, priorizando a criação do mercado público. Segundo Zanchin. Segundo ele, é importante que a comunidade caxiense esteja inteirada sobre esse novo formato, pois essa pauta do mercado público atende ao desejo da comunidade, que anseia pela reativação do espaço e vislumbra uma oferta diversificada de produtos e serviços.

“Queremos ver o mercado público funcionando. Eu tenho uma memória afetiva muito forte desse lugar, lembro-me de ir lá com meu pai comer pastel quando era criança, na época em que a cidade possuía um estabelecimento semelhante, hoje situado onde se encontra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central”, enfatizou o vereador.

Com a retomada do projeto de criação do mercado público, Zanchin defende a necessidade de estabelecer prazos para sua implantação e questiona a administração municipal sobre o cronograma a ser adotado a partir de agora. Ele argumenta que a cidade precisa atrair investimentos e reter talentos para crescer de forma sustentável, e a Maesa tem o potencial de ser um importante polo turístico e econômico para a região.

“A Maesa hoje está em um estado de abandono, é como ver uma casa caindo. Precisamos revitalizar esse espaço para resgatar sua história e dar novas oportunidades para nossa comunidade”, disse o vereador.

Além da criação do mercado público, Zanchin reiterou a importância de outros dois pilares para o crescimento de Caxias do Sul: a valorização da tradicional Festa da Uva, que pode atrair visitantes de diferentes regiões do país e até mesmo do exterior, e expansão e crescimento do Aeroporto, permitindo a conexão com mais destinos e atraindo ainda mais turistas e investidores.

O projeto de criação do mercado público na Maesa ganhou força e apoio da população, que anseia por uma transformação positiva do espaço. Zanchin frisou que os pagadores de impostos não estão interessados em saber qual partido irá inaugurar o mercado público. O contribuinte, o empresário, os agricultores simplesmente querem ver acontecer. Agora, cabe à administração municipal definir um plano de ação para tornar esse sonho uma realidade e sustentar o desenvolvimento econômico e turístico e cultural de Caxias do Sul.

18/07/2023 - 17:02
Gabinete do Vereador Ricardo Zanchin/NOVO
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo