Voltar para a tela anterior.

Fluência Casa Hip Hop poderá ser de utilidade pública

Para entrar em vigor, a proposta do vereador Lucas Caregnato/PT, que foi apreciada nesta quinta-feira (13/07) com a presença, na plateia, de integrantes do espaço, precisa de sanção do Executivo


Declarar de utilidade pública a Fluência Casa Hip Hop de Caxias do Sul é o foco do projeto de lei (PL) 9/2023, que obteve a aprovação unânime dos vereadores na sessão ordinária desta quinta-feira (13/07). Caso o documento for sancionado, entre outros benefícios, permitirá que o espaço participe de projetos ou busque recursos de órgão públicos. A matéria é de autoria do vereador Lucas Caregnato/PT e ressalta a relevância das atividades desenvolvidas pela entidade ao longo dos anos na promoção da cultura, da cidadania, do lazer e do convívio social.

Durante a apreciação, Caregnato, que é professor, disse ter sido uma estudante que mencionou o lugar a ele. Tomando emprestadas palavras do escritor e político Abdias do Nascimento, o petista considera a Casa Fluência um espaço de sorrisos, de aquilombamento, onde todas as pessoas são acolhidas e onde se promove a inclusão. Nesse sentido, convida a comunidade a conhecê-la. A parlamentar Estela Balardin/PT elogiou o trabalho desenvolvido pelos monitores e relatou sua experiência como aluna de Centro Educativo. Conta que aprendeu que a cultura da rua é transformadora e a ajudou a chegar onde se encontra hoje, como representante da população. Por isso, reafirmou a defesa pela democratização do acesso nesse segmento.

O vereador Rafael Bueno/PDT cumprimentou Caregnato pela proposta e recordou de um projeto que a então vereadora e atualmente deputada federal Denise Pessôa/PT apresentou para criação da Semana Municipal do Hip Hop e chegou a ser criticada. “São novos tempos, novos ares”, comemorou o pedetista. Na avaliação do vereador Alberto Meneguzzi/PSB, diante da relevância das ações culturais e inclusivas da Fluência, especialmente para crianças e adolescentes da Zona Norte, precisaria receber mais investimentos públicos. Aproveitou para defender mudanças na legislação municipal que trata do financiamento nas áreas da arte e do esporte. O parlamentar, que é jornalista e relações públicas, informou que conheceu melhor o trabalho da entidade recentemente, quando representantes foram no programa de rádio que apresenta.

O pedetista Lucas Diel disse que tudo que vem da música o encanta. Nesse sentido, parabenizou os envolvidos nas atividades da Casa Fluência. Tanto Rose Frigeri/PT quanto Clovis de Oliveira/PTB (Xuxa) realçaram as expressões culturais que vêm da periferia, defendendo atenção e recursos para que sejam mais valorizadas. Assim como Meneguzzi, a tucana Marisol Santos, que é jornalista e relações públicas, destacou a força da comunicação e do trabalho de jornalistas na divulgação de ações realizadas por entidades sem fins lucrativos e que capacitam as pessoas do ponto de vista artístico. “Como é bom ver a Fluência na imprensa, mostrando que é um trabalho real, voltado à cultura”, frisou.

Ao final da votação do PL, o presidente da Câmara, vereador Zé Dambrós/PSB, disse acompanhar o trabalho da Fluência na Zona Norte, por ser morador da região. “São anjos do bem”, batizou.

 

Histórico

- O PL 9/2023 também detalha a história da Fluência Casa Hip Hop de Caxias do Sul, que tem seu registro de fundação em 20 de maio de 2019, com sede no bairro Santa Fé, na Zona Norte. A associação tem como objetivos estimular a promoção da cultura hip hop através da dança, do grafite, do DJ e do MC; valorizar a produção artística periférica; incentivar novas trajetórias artísticas; valorizar e difundir os elementos originários da cultura hip hop; possibilitar formas de superação de situações de opressão, exploração e violação de direitos das minorias, como mulheres, negros, população LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais) e pessoas em condição de pobreza; articular e fortalecer a promoção da inserção social das comunidades pela formação, capacitação e profissionalização, bem como através da expressão artística, entre outros.

- Autor da matéria, o vereador Lucas Caregnato/PT ainda ressalta que são prerrogativas da associação o respeito à pessoa e ao profissional, a integridade moral, a ética, a coerência, o foco em resultados sustentáveis e a liberdade de manifestação. “A Fluência cumpre um papel de extrema relevância cultural e social exercido por meio da manutenção de projetos, atividades, ações, capacitações e eventos promovidos e apoiados pela associação”, frisa Lucas.

- Como ponto cultural, o parlamentar observa que está sediado em uma região que carece de equipamentos públicos de lazer, de cultura e de convivência, mas a expressividade da Fluência ultrapassa os limites geográficos de sua localização, atraindo públicos de diferentes cidades e Estados. Para além do espaço físico e das atividades práticas, as ações permanentes da Fluência fomentam o acesso à cidadania e à valorização do território, e promovem a autoestima de pessoas de diferentes faixas etárias atendidas ou que se relacionam com a associação.

- Do ponto de vista formal, a Fluência Casa Hip Hop de Caxias do Sul é uma associação sem fins econômicos, constituída por tempo indeterminado e sem cunho político ou partidário, inscrita no CNPJ n° 34.320.062/0001-00, com sede na Rua Francisco Barbosa Velho, 132, pavilhão, bairro Santa Fé, em Caxias do Sul. Seu atual presidente é Geovani De Gregori Retamar.

13/07/2023 - 10:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo