Voltar para a tela anterior.

Comitiva caxiense visita centro de referência para idosos em Santa Maria

Representante do Legislativo e presidente da Comissão do Idoso, vereador Rafael Bueno, também está à frente da ideia de trazer ambulatório para Caxias do Sul


Uma delegação multissetorial caxiense visitou nesta terça-feira (11/07) o Centro de Referência de Atendimentos ao Idoso, em Santa Maria, pioneiro no Estado, que funciona junto ao Hospital Regional. A ideia de conhecer o local surgiu em reunião recente da Comissão do Idoso, do Legislativo, presidida pelo vereador Rafael Bueno/PDT. A finalidade da viagem a Santa Maria foi avaliar o melhor perfil para a instalação de um centro de atendimento especializado similar, em Caxias do Sul. Eles foram recebidos pelo diretor-administrativo, Geison Farias, e demais colaboradores da área de enfermagem e técnica do ambulatório. A direção do Hospital Virvi Ramos, que atende pelo SUS e participou da visita, já manifestou interesse em sediar o ambulatório, firmando uma parceria com o município, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Na cidade do centro do Estado, uma equipe multiprofissional qualifica os 180 atendimentos aos idosos por mês em 15 especialidades, entre médicas e demais profissionais da saúde como fisioterapeuta, serviço social, nutricionista, farmacêutico, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, educadora física, enfermagem, entre outras. O ambulatório tem quatro funções principais: assistencial, matriciamento, educação permanente para a atenção primária em saúde e pesquisa clínica operacional. Todo o atendimento se inicia na atenção primária da rede, antes de ser encaminhado ao ambulatório, que atende de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e serve como referência para 33 municípios.

Para Rafael Bueno, a visita foi muito importante e trouxe informações precisas para serem compartilhadas.

"Essa visita se torna fundamental no processo da consolidação desse sonho que em breve se tornará realidade para a saúde e reabilitação do idoso de Caxias do Sul. É um espaço bem definido entre atenção primária e alta complexidade, com 15 especialidades sendo atendidas em um único local, com o idoso fazendo todo acompanhamento preciso de reabilitação, evitando que seja desperdiçado tempo, além de avançar no diagnóstico e na reabilitação", destacou.

A diretora do Virvi Ramos, Cleciane Simsen, também analisou como proveitosa a visita:

"Conhecemos um ambulatório que, com certeza, é um serviço de referência a nível estadual e nacional. Isso porque o idoso é atendido em sua plenitude, em todas as áreas nas quais tiver necessidade. Isso é fundamental, principalmente na rede pública. Acredito que nem em relação a convênios existe um serviço com esse diferencial, que faz com que o idoso se desloque menos e fique tempo reduzido nas filas de espera aguardando atendimentos de referência", apontou.

A enfermeira do ambulatório de Santa Maria Gabriela Oliveira contextualizou o serviço:

"Nosso ambulatório traz a premissa de trabalhar juntamente com a atenção primária saúde, no sentido de complementar o serviço de saúde para pessoas com hipertensão, diabetes e pessoas idosas. Trabalhamos com uma equipe multi e interdisciplinar. A intenção foi contemplar essa população idosa conforme estudos epidemiológicos e tendo em vista a prevalência da pessoa idosa e das condições crônicas de saúde."

Além de Rafael Bueno, estiveram na visita a diretora da Secretaria Municipal de Segurança e Proteção Social, Suely Rech, o coordenador da Coordenadoria do Idoso, Everson Furtado, a assistente social da coordenadoria, Nicole Fidler, a servidora da Secretaria Municipal da Saúde Patrícia Farina, a diretora do Virvi Ramos, Cleciane Simsen, o gerente comercial da instituição, Geraldo Freitas, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Vanisse Zancan, e a assessora da Comissão do Idoso do Legislativo, Andreia Bertin. 

A intenção é montar o ambulatório em Caxias, com atendimento de geriatria, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional e fonoaudiologia, entre outras especialidades. O grupo que esteve em Santa Maria - onde o projeto está em prática desde outubro passado -  está analisando um diagnóstico entre os idosos que utilizam a rede básica e especializada de saúde em Caxias do Sul. 

População

Estima-se que 15% dos idosos, ao serem submetidos à avaliação multidimensional, são classificados como “frágeis”, ou seja, necessitam de ambulatório especializado para auxiliá-los no cuidado e melhoria da qualidade de vida. Em 2020, segundo o IBGE, a população idosa representava 18,77% dos gaúchos, totalizando 2.143.707 pessoas.

11/07/2023 - 16:04
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT Câmara Municipal de Caxias do Sul
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo