Voltar para a tela anterior.

Gremelmaier valoriza o Memorial Gazola

O parlamentar destacou a importância turística dos espaços históricos para o município


O vereador Felipe Gremelmaier/MDB usou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (11/07) para repercutir o valor histórico e cultural do Memorial Gazola, considerado Museu da Indústria Metalúrgica. O acervo do espaço conta, por exemplo, com as medalhas comemorativas da Copa do Mundo de 1950 que foram cunhadas em Caxias do Sul pela empresa Gazola. Em bronze, teriam sido feitas para presentear autoridades, chefes de delegações e capitães das seleções da época. Além disso, quando o Brasil ingressou na 2ª Guerra Mundial, por decreto lei, em 1942, a empresa foi considerada de interesse militar e passou a produzir peças de munição para a artilharia e infantaria.

O parlamentar também relembrou do trágico episódio vivido pela Gazola, onde seis operárias morreram e uma ficou ferida. As funcionárias tiveram seus nomes eternizados em algumas ruas da cidade. São elas: Graciema Formolo, Irma Zago, Júlia Gomes, Maria Bohn, Olívia Gomes e Tereza Morais.

Gremelmaier destacou a apresentação do monólogo “Odila”, baseado na trajetória de Odila Gubert (1922-2003). Trata-se da jovem de 21 anos que foi a única que sobreviveu à explosão e teve a perna direita amputada em função dos ferimentos.

Segundo o parlamentar, a riqueza do acervo dos museus de Caxias do sul é essencial para o aprendizado dos estudantes e para alavancar o turismo do município.

11/07/2023 - 14:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Andrielly Martins da Silva

Ir para o topo