Voltar para a tela anterior.

Presidente do Legislativo visita o bispo de Caxias do Sul

Vereador Zé Dambrós esteve com Dom José Gislon na tarde desta quarta-feira


O presidente do Legislativo caxiense, vereador Zé Dambrós/PSB, visitou na tarde desta quarta-feira (05/07) o bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon. O encontro aconteceu no bispado e teve como objetivo saber mais sobre a ação social ‘Hospedagem Solidária’, organizada pela Diocese por meio da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua.   

A iniciativa da Igreja Católica, que iniciou na noite do dia 12 de junho, está acolhendo cerca de 53 pessoas/noite e funciona junto ao prédio da Mitra Diocesana, localizado na Rua Os 18 do Forte, nº 1771, centro, em frente ao Colégio La Salle Carmo. Para se ter uma ideia, em 2022, o local chegou a receber até 70 pessoas em uma única noite.

Em 2023, a Hospedagem Solidária chega a sua sexta edição e já foi realizada em outros pontos de Caxias, como a Igreja de Lourdes e Sagrada Família. Uma das necessidades do projeto são cobertores. Pensando nisso, Dambrós procurou o bispo para dividir a realização de uma campanha da Câmara Municipal de forma interna, entre vereadores, gabinetes e servidores para a arrecadação de cobertores em prol da Hospedagem Solidária.

“A nossa ideia é estabelecer a Campanha do Cobertor iniciando agora e tendo como fim a data de 30 de julho. Vamos conversar com os vereadores, servidores e passar nos gabinetes. Todos poderão doar cobertores novos ou em bom estado de conservação para que os beneficiados sejam as pessoas que estão na Hospedagem Solidária. Ao concluir a campanha, vamos marcar com o Dom José e a Pastoral das Pessoas em Situação de Rua uma entrega oficial, no horário da noite, lá na ação social no prédio da Mitra”, completou Dambrós.

Após saber da iniciativa do vereador e do Legislativo caxiense, Dom José Gislon agradeceu pela força e, especialmente, pela atitude solidária.  

“Nossa alegria em saber deste gesto humano e solidário. Vocês são homens públicos, vereadores, representantes desta voz das alegrias, das dores, mas do grito do povo de Deus. Mantenham sempre as portas abertas para que as pessoas possam se expressar acima de tudo. Agradecemos pela construção conjunta com a Hospedagem Solidária”, ressaltou o bispo.

Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Diocese de Caxias do Sul, a Hospedagem Solidária deve seguir até o mês de setembro. Próxima de completar 30 dias de operação, a iniciativa já distribuiu mais de 1 mil refeições, entre jantar e café da manhã. A capacidade é de acolher, a cada noite, aproximadamente 53 homens. A chegada acontece às 19h30min, com posterior triagem, espaço para descanso, oferecimento do jantar, colchão para o pouso e, às 06h30min, o café da manhã.

Em 2022, segundo números levantados pela organização, cerca de 500 homens foram atendidos pelo projeto e mais de 10 mil refeições foram distribuídas. O número corresponde a mais que o triplo de atendimentos realizados em 2021.  

Doações da Comunidade

Os organizadores da Hospedagem Solidária, através de informações publicadas no site da Diocese de Caxias do Sul, salientam que além da doação de cobertores e lençóis, a importância da doação de alimentos não perecíveis para o jantar e o café da manhã, entre eles o pó de café, sal, óleo, margarina, geléias, massa e arroz.

De acordo com a Diocese são bem-vindos também novos voluntários para o projeto. As doações poderão ser entregues no endereço, com entrada pela Rua Os Dezoito do Forte, nº 1771, em frente ao Colégio La Salle Carmo, ou ainda na Secretaria da Catedral Diocesana.

Para mais informações de como se voluntariar, basta fazer contato com a Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, pelo fone/WhatsApp (54) 9.9165.6033, com Giazzon ou (54) 9.9131.0842, com a coordenadora Tere Mandelli.

Novos leitos do Hospital Geral  

Antes do término da visita, Dambrós e Dom José também conversaram sobre a abertura dos novos leitos do Hospital Geral (HG). O bispo de Caxias do Sul responde pela presidência da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), a mantenedora da instituição de saúde. Conforme Dambrós, que esteve acompanhando a comitiva em Brasília para buscar recursos para HG, a Câmara Municipal está fazendo a sua parte no sentido de uma resolução do problema.

“Disse ao Dom José que precisamos da abertura destes leitos. A comunidade está aguardando. Grande parte dos recursos para funcionamento dos leitos já foram anunciados pelo Governo Federal. Tomara que o Estado se sensibilize para que o restante seja direcionado e o HG tenha condições para abrir os novos leitos que a população caxiense e regional tanto aguarda”, finalizou Dambrós.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, assinou nos últimos dias, durante evento em Porto Alegre, o repasse de recursos no valor de R$ 53.297.409,13 para o Hospital Geral, que serão incorporados ao Teto MAC, ou seja, recursos federais para média e alta complexidade. De acordo com o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, são R$ 4.441 milhões por mês para o HG. Entretanto, conforme o administrador, esse valor não garante a abertura dos novos leitos. De acordo com Junqueira, o plano é de habilitar todos os leitos de uma só vez e não de forma parcial.

05/07/2023 - 18:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo