Voltar para a tela anterior.

Adriano Bressan continua preocupado com a situação da saúde pública local

O vereador questionou sobre os 118 leitos do HG e a superlotação das UPAs, além da implementação da telemedicina, na cidade


O vereador Adriano Bressan/PTB comentou, na sessão ordinária desta quarta-feira (05/07), sobre a possibilidade da abertura, de forma parcial, dos novos leitos do Hospital Geral (HG). Afirmou que o assunto gera contradições com o que foi dito durante todo o processo de busca de emendas parlamentares para os novos leitos, a fim de superar a superlotação das unidades de pronto atendimento (UPAs), por exemplo.

Segundo o vereador, as contas não batem com as propostas incialmente apresentadas. O vereador também tratou sobre a implementação de atendimentos por telemedicina para desobstruir as filas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), assim melhorando a crise da saúde na cidade.

De acordo o parlamentar, o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, afirma que os leitos, inaugurados no dia 28 de abril deste ano, só seriam entregues em sua totalidade. Porém, o dirigente contou ao jornal Pioneiro existir a possibilidade de abertura parcial de leitos.

Bressan afirma que com as novas falas de Junqueira ao jornal afirma que o total de 109 leitos, ainda faltando nove leitos conforme o acordado. Reafirmando a necessidade da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do legislativo caxiense para avaliar esses casos.

Bressan salientou que o Hospital Geral tem o dever de entregar os 118 leitos, pois com o repasse orçamentário assinado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, constado no valor de R$ 53,3 milhões para o hospital, que serão incorporados ao Teto MAC (recursos federais para média e alta complexidade), terão o orçamento necessário para a abertura total dos leitos. Ponderou que, atualmente, no município, há mais de 120 pessoas à espera por leitos, para realizar procedimentos eletivos e de urgência.

O parlamentar também abordou a implementação de serviços de telemedicina no sistema de saúde da cidade, com o intuito de realizar a anamnese dos pacientes, e se possível a prescrição de receitas médicas. Para o petebista, esse tipo de serviço seria uma solução para diminuir filas nas UPAs e UBSs, evitando casos de superlotação.

Em aparte, os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB, Juliano Valim/PSD, Olmir Cadore/PSDB e Sandro Fantinel/PL compartilharam das preocupações do colega.

05/07/2023 - 16:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Leonardo Iob de Oliveira

Ir para o topo