Voltar para a tela anterior.

Vereadora Gladis Frizzo questiona o serviço de preservação de patrimônio histórico de Caxias do Sul

Segundo ela, a Estação Férrea do Bairro Desvio Rizzo se encontra em situação de abandono


A vereadora Gladis Frizzo/MDB, em seu pronunciamento de grande expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira (05/07), tratou do prédio, localizado no Bairro Desvio, que é parte da linha da Estação Férrea Caxias do Sul. Relatou ser necessário um serviço sério e bem executado de preservação do patrimônio histórico.

Segundo a parlamentar, existe um termo de compromisso assinado pela União, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Município de Caxias do Sul, com o intuito de preservar o patrimônio público da linha férrea da cidade. Gladis Frizzo elaborou um dossiê de obras pendentes na Estação Férrea do Desvio Rizzo.

A emedebista disse que o patrimônio histórico já conta com projeto de restauração desde 2011, realizado pela arquiteta Sandra Maria Favaro Barella. Mesmo assim, relatou que o prédio segue sendo usado como local de depósito irregular de lixo e alvo de vandalismo e depredação. Gladis ressaltou que, além de vereadora, é presidente e moradora do Bairro Desvio Rizzo, e que seguirá cobrando uma resposta do Iphan e do município.

Em aparte, o vereador Felipe Gremelmaier/MDB elogiou a colega pelas cobranças. Ressaltou que Caxias do Sul tem que tornar prioridade a revitalização desse espaço.

05/07/2023 - 15:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Leonardo Iob de Oliveira

Ir para o topo