Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno representa Câmara Municipal no Parlamento Regional

Reunião ocorrida em Garibaldi teve palestra do secretário, do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, e trouxe nova polêmica em relação às recentes denúncias de trabalho escravo em Bento Gonçalves


Líder da bancada do PDT caxiense, o vereador Rafael Bueno representou a Câmara Municipal na reunião do Parlamento Regional ocorrida na Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Garibaldi na tarde desta quinta-feira (28/6). O encontro teve a palestra do deputado estadual Gilmar Sossella, atual secretário do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, que falou sobre as ações da pasta, no que tange ao desenvolvimento das pessoas e sobre a questão que envolveu as denúncias de trabalho análogo à escravidão, principalmente em Bento Gonçalves, além da medidas tomadas pela pasta.

Sossella explicou o funcionamento da secretaria e as principais demandas encaminhadas. Sobre as denúncias de trabalho escravo, destacou o apoio da pasta e os devidos encaminhamentos para que os fatos fossem esclarecidos e regras fossem seguidas. Entre as ações realizadas, houve articulação de apoio aos trabalhadores, bem como apoio do retorno deles para suas residências e encaminhamento para vagas de emprego aos que desejaram permanecer no Estado, obtendo sucesso na recolocação profissional, com diversos dos encaminhados, contratados para vagas de emprego.

No aspecto da prevenção, comentou Sossella, a secretaria criou sistema de monitoramento das safras do Estado, identificando os locais em que há maior necessidade de mão de obra sazonal e mantendo apoio nestes locais. Também foi criado o seminário trabalho legal: terceirização e boas práticas, que realiza conversas e tira dúvidas com a sociedade civil sobre temas que envolvem o trabalho de safra, alojamentos, normas regulamentadoras, legislação trabalhista, entre outros. Alterações legislativas também já encaminhadas ao Congresso Nacional, revelou Sossella, visando proteger trabalhadores e empregadores.

"Foi uma reunião importante sob o ponto de vista de o secretário trazer à tona todo o trabalho que está sendo desenvolvido em busca da geração de emprego e renda e sobre a questão que envolveu os trabalhadores em Bento Gonçalves", destacou Bueno.

Porém, o vereador lamentou falas que considerou inoportunas e completamente fora de contexto, quando alguns presentes trouxeram opiniões, ainda sobre as questões que envolveram o trabalho escravo em Bento Gonçalves, no começo do ano, durante a colheita da uva.

"Quando achamos que é fato superado, que a sociedade como um todo aprendeu com o que aconteceu em Bento Gonçalves, somos surpreendidos por reiteradas falas preconceituosas, infelizmente dentro de uma reunião do Parlamento Regional, onde todas as pessoas devem estar representadas. Não há espaço para essas manifestações e medidas serão tomadas", destacou Bueno, que se manifestou a respeito na reunião.

O pedetista requisitou ainda na quinta-feira a gravação da reunião, feita pela Câmara Municipal de Garibaldi, e comunicou o fato ao gerente regional do Ministério do Trabalho, Vânius Corte, que também deverá tomar as providências cabíveis.

29/06/2023 - 10:58
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo