Voltar para a tela anterior.

Marisol Santos faz voto de congratulações à empresa Sabresul

Empresa sediada em Caxias é fornecedora de espadas para todo o país


A vereadora Marisol Santos/PSDB utilizou o espaço das Pequenas Comunicações na sessão da Câmara desta quarta-feira (28/06) para fazer um voto de congratulações à empresa Sabresul, pela iniciativa de resgatar um marco histórico na história da metalurgia, de Caxias do Sul, do nosso estado e país.

O voto foi uma referência ao desenvolvimento de uma moeda comemorativa em homenagem à primeira espada forjada e fabricada integralmente em solo gaúcho pela Metalúrgica Abramo Eberle, feito que completa 100 anos em 2023.

A Sabresul tem origem na Metalúrgica Eberle. Em 1923, a empresa passou a forjar espadas e fornecer para o exército brasileiro, que enviava milhares delas, de navio, à Itália. Além disso, a Eberle produzia para o Chile, Argentina, Estados Unidos, Arábia Saudita, entre outros. Depois da venda da Eberle, o legado da produção das espadas continuou com o trabalho de ex-funcionários que compraram os equipamentos e máquinas e criaram a Sabresul.

Em sua manifestação, a vereadora destacou a importância de valorizar uma empresa com tanta história que é daqui. 

“Muitas pessoas não sabem que em Caxias do Sul existe uma empresa que fabrica espadas para a Aeronáutica, Marinha, Exército e que atende praticamente todos os quartéis do país. Aos sócios Eugenio Bastiani, Fernandes Lucena, Alberto Lazzari e Rosimar Gomes, o nosso Voto de Congratulações por manterem essa história viva e por celebrarem o centenário de um fato tão importante com esta linda moeda.”

A moeda comemorativa será entregue pelos sócios da empresa aos vereadores, ao Prefeito e a vice-prefeita de Caxias e a autoridades militares em uma solenidade que será realizada no dia 06 de julho, no plenário da Câmara de Vereadores.
(Texto: Jornalista Samuel Rodrigues)

28/06/2023 - 16:51
Gabinete da vereadora Marisol Santos/PSDBCâmara Municipal de Caxias do Sul
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo