Voltar para a tela anterior.

Senac Caxias comemora 50 anos na Tribuna Livre

O diretor da instituição, Marcus Guazzelli, também usou o espaço para explicar o trabalho desenvolvido atualmente


O diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Caxias do Sul, Marcus Guazzelli, usou o espaço da Tribuna Livre, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (28/06), para comemorar os 50 anos da instituição. Ele também realizou um apanhado geral sobre o trabalho da unidade e de sua história. Na plateia, acompanharam o pronunciamento e, posteriormente, conheceram a estrutura da Câmara, alunos de turmas do Programa Jovem Aprendiz oferecido pela instituição.

O representante do Senac apresentou um vídeo em comemoração à trajetória de cinco décadas da entidade. Ele pontuou alguns dos marcos importantes, como a inauguração, em 1973. Atualmente, a unidade atende 11 municípios do Rio Grande do Sul. A sede principal se localiza na Avenida Júlio de Castilhos, nº 3638, Bairro Cinquentenário, em Caxias do Sul e oferece cursos profissionalizantes para mais de 10 áreas de atuação.

Segundo Guazzelli, uma das áreas mais tradicionais do Senac é a gastronomia. Ele explica que é por meio dela que a escola participa de diversos eventos fazendo oficinas gastronômicas gratuitas e participando de encontros como Homens na Cozinha e do aniversário de Caxias do Sul.   

Outro nicho é a formação técnica, com cursos presenciais e da rede nacional de ensino a distância (EAD), com mais de 60 mil alunos. Além disso, desde 2019, o Senac oferta Ensino Médio integral, capacitado pelo modelo do novo Ensino Médio e colocando o aluno como protagonista.

“É educação profissional de qualidade para que a gente possa mudar a vida de jovens. São eles os protagonistas. São eles que fazem acontecer a educação dentro da nossa escola e é por eles que todos os dias acordamos motivados e há 50 anos qualificamos a mão de obra da nossa cidade”, afirmou.

Os vereadores usaram o espaço das perguntas para agradecer e enaltecer o trabalho da instituição. Juliano Valim/PSD destacou a diferença que a escola faz na vida das pessoas. “A educação é um dos principais pilares da nossa sociedade. Se com educação já é difícil, imagina sem. A gente tem que ter o poder do conhecimento, o poder de autonomia”, refletiu.

O pedetista Lucas Diel salientou o serviço destinado ao preparo de cidadãos para o mercado de trabalho. “Eu mesmo fui aluno do Senac, ainda lá nos anos 1980, nos cursos de datilografia, telex e oratória, e isso fez muita diferença para mim”, relata o legislador.

“Se o Senac está até hoje com todo esse vigor é porque deu certo. Capacita as pessoas para que elas possam se realizar profissionalmente”, manifestou Gladis Frizzo/MDB. Ela também contou sobre a sua experiência com a instituição, quando, com 18 anos, realizou o curso de datilografia. O colega parlamentar Gilfredo De Camillis/PSB se juntou ao relato e disse também ter realizado o curso. Ele ainda relembrou que, ao concluir as aulas, conseguiu um emprego na editora São Miguel como linotipista (profissional que compunha as matrizes para impressão de livros e periódicos). Outro ex-aluno da instituição é o presidente Zé Dambrós/PSB, que foi aprendiz do curso de radialista. Marisol santos/PSDB parabenizou todos os presentes, e comemorou o aniversário do instituto. Ela elogiou a forma como o centro é atento às necessidades da sociedade.

Os alunos que estavam na plateia para acompanhar a manifestação receberam comentários. O professor Ricardo Zanchin/NOVO deu três dicas para eles: estudem inglês, leiam livros e arrumem seu quarto. Ainda reforçou a relevância se aprofundar nos conhecimentos. O petista Lucas Caregnato também se dirigiu aos estudantes, avisando que o momento atual da vida dos jovens é muito especial e deve ser aproveitado. Ele também elogiou a formação cidadã para o mercado de trabalho passada pelos professores.

Elisandro Fiuza/Republicanos, Sandro Fantinel/PL, Velocino Uez/PTB se somaram às parabenizações. 

Marcus Guazzelli agradeceu pelas considerações e disse sentir orgulho de fazer parte da história do Senac. Sobre as novas áreas de aprendizado, ele afirmou que a instituição se adequa ao movimento de evolução da sociedade: “Quem trabalha na educação trabalha por amor. Sabe que trabalha pela causa e pelo propósito”.

Por fim, os aprendizes do Senac realizaram uma visita às dependências da Casa do Povo. O passeio foi conduzido pelo relações públicas da Câmara Denerlei Antonioli.

28/06/2023 - 15:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo