Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo detalha Projeto do Centro de Proteção Animal

A parlamentar usou o espaço do grande expediente da sessão ordinária desta terça para explicar o empreendimento


A apresentação recente do Projeto do Centro de Proteção Animal, por parte do município, foi comemorada pela vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, na plenária desta terça-feira (27/06). A parlamentar explicou como será a estrutura do local e de onde virão os investimentos do empreendimento.
De acordo com a parlamentar, a questão de abandono de animas nas ruas é um problema antigo do município. Ela lembra que, em 2010, Caxias foi notícia nacional por ter uma “favela de animais”. Na época, a Sociedade Amigos dos Animais (Soama) acolhia em torno de 1,6 mil cães e 200 gatos. Em 2016, o compromisso com os bichos passa para o poder público. Atualmente, Caxias cuida de cerca de 400 animais no canil municipal. Número que, segundo a vereadora, vem diminuindo por conta das campanhas de castração. 
Sobre o projeto do Centro de Proteção Animal, Tatiane relembrou a dificuldade que foi encontrar uma área que compreendesse os requisitos técnicos necessários para a implementação do espaço. A Localização do centro também foi elogiada pela parlamentar.  O local se encontra a 13 quilômetros da área central do município, na Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, no Travessão Aliança. A tucana salienta que a distância impede que os animais se estressem com ruídos e com a movimentação de pessoas, além de diminuir a incidência do abandono.  
Sobre a falta de cuidado em relação aos animais, a parlamentar observa que muitas pessoas acabam se desfazendo de seus bichos por estarem velhos ou doentes. “Infelizmente, há pessoas que descartam seres vivos”, lamenta Tatiane.  
Ainda na pauta, ela explica que a área possui 5,3 hectares. Sobre o que contempla o projeto, contará com acessos facilitados, conceito térmico e acústico para os animais, área de recreação e pátio para adestramento. Também terá cortinamento vegetal, garantindo isolamento e cercamento, com afastamento de cinco metros de todo o perímetro, visando à proteção dos bichos. Terá ainda, sede administrativa e ambulatorial, com espaços para cães e gatos em tratamento veterinário. 
O investimento, informa a legisladora, é estimado em cerca de R$ 7 milhões. Ela conta que, inicialmente, serão usados recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, o valor da permuta de um terreno ao lado do atual canil, bem como possíveis emendas parlamentares. Recursos próprios da prefeitura também serão aportados no empreendimento. 
A parlamentar pontuou que as obras de terraplanagem começam em setembro deste ano e, antes do fim do ano, se iniciam as obras físicas. Também parabenizou o trabalho da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “É um passo muito, mas muito importante e que marca um novo momento na proteção animal aqui no município de Caxias do Sul”, finalizou.

27/06/2023 - 16:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo