Voltar para a tela anterior.

Casa de Leitura poderá receber nome oficial

O projeto de resolução n°3/2023 busca denominar espaço do Legislativo homenageando o escritor e jornalista Luiz Carlos de Lucena


Na sessão ordinária desta terça-feira, aconteceu a primeira discussão do projeto de resolução n° 3/2023, que denomina a Casa de Leitura da Câmara como “Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa Luiz Carlos de Lucena”. Para entrar em vigor, a denominação, proposta pelo vereador Gilfredo Otto de Camillis/PSB, depende da segunda discussão e votação final dos legisladores.

Luiz Carlos de Lucena nasceu em Cazuza Ferreira, 3º Distrito de São Francisco de Paula, em 18 de fevereiro de 1942. Filho de Admar de Oliveira Lucena e Hilda Maria do Amaral Lucena, é pai de Fabiana, Renata, Claudia e Tiago. Profissionalizou-se como radialista nos anos de 1957 e 1958 nas emissoras Rádio Clube de Canela e Rádio Caxias de Caxias do Sul. Atuou como apresentador do programa tradicionalista "Venha Pra Cancha Amigo".

Foi um dos primeiros funcionários da Rádio TV Caxias - Canal 8. Exerceu as funções de locutor de cabine, chefe do departamento de pessoal e cobrança, apresentador do "Jornal Hoje" (1969) e gerente comercial/executivo (1982/1985) da hoje RBS TV Caxias do Sul.

Foi um dos coordenadores na implantação e realização da primeira transmissão de tevê colorida no Brasil, em 19 de fevereiro de 1972, durante a pioneira transmissão colorida da Festa da Uva. Foi o responsável em recepcionar os artistas da TV Globo. No Jornal Pioneiro, em 1985 e 1986, escreveu semanalmente a coluna "Indústria e Comércio". Implantou na TV Alto Uruguai, atualmente RBS TV Erechim, a programação diurna - Jornal Hoje -, fixando definitivamente as repetidoras com o sinal da imagem da TV Gaúcha para aquela região.

Em 1990, fundou a Lucena Representações Comerciais Ltda. com sede operacional na cidade de Joinville S/C, empresa especializada em vendas de embalagens para pescado e compressores. Já, em 1998, fundou a Terra Mar Editora, empresa proprietária do Jornal Atlântico Notícias e de assessoria em publicidade para diversos clientes.

Exerceu as funções de assessor de imprensa da Viação Santa Tereza de Caxias do Sul (Visate) desde a implantação da empresa na cidade há mais de 30 anos até o seu falecimento. Na Visate, marcou o transporte coletivo da cidade com o slogan "O Transporte de Nossa Gente". Lucena lançou-se na literatura em 2001, com o livro Do Meu Jeito. E lançou quatro contos tradicionalistas: Do Meu Tempo (2002), No Aconchego dos Meus Pelegos (2004), Onde Amarrei Meu Peixe (2008) e Apaguei a Luz do Vagalume (2013).

Em 2007, foi agraciado com o título “Cidadão Caxiense” pelo Legislativo caxiense. Tornou-se membro da Academia Caxiense de Letras em 2008. Em 2012, recebeu o troféu da Associação Riograndense de Imprensa da Serra Gaúcha (ARI/Serra Gaúcha), na categoria Homenageado de Honra.

27/06/2023 - 15:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Andrielly Martins da Silva

Ir para o topo