Voltar para a tela anterior.

ARI Serra Gaúcha receberá Prêmio Caxias do Sul

A distinção para a única seccional da Associação Riograndense de Imprensa será entregue nesta quarta-feira (28/06), no plenário caxiense, às 19h


A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) Serra Gaúcha recebe, nesta quarta-feira, a partir da indicação da vereadora Marisol Santos/PSDB, o Prêmio Caxias do Sul, pelos 20 anos da entidade, completados no dia 28 de maio. Será no plenário caxiense (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição), às 19h. O evento é aberto ao público e também transmitido pela TV Câmara Caxias (canal 16 da NET) e pelas redes sociais do Legislativo caxiense.

O Prêmio Caxias do Sul é concedido pela Câmara Municipal, para pessoas, entidades ou locais que se destacam em serviços prestados à comunidade de Caxias do Sul nos mais diferentes campos de ação.

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) Serra Gaúcha, foi fundada em 19 de dezembro de 1935, em Porto Alegre, por 114 jornalistas e intelectuais. A entidade reúne profissionais da comunicação, integrando empregados e autônomos, valorizando toda a cadeia produtiva da comunicação, destacando-se pela defesa da liberdade de imprensa e de expressão. Um dos principais objetivos da entidade é promover ações de valorização da imprensa e que contribuam para o debate ético e fortaleçam a presença do segmento da comunicação.

Na Serra Gaúcha, a ARI estabeleceu sua seccional em 28 de maio de 2003 por iniciativa da jornalista Juçara Tonet Dini (fundadora), com o apoio de outros 17 profissionais ligados à área da Comunicação. São fundadores da única unidade regional da ARI, com registro em ata, feito nas dependências da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias): Juçara Dini, Paulo Roberto Rodrigues, Luis Fernando Zanini, Vera Mari Damian, Guilherme Arruda, Paulo José Ruffato, Antonio Carlos Correa, Mara Suzana Santini, Arminda Bertuzzi, Paulo Renato Marques Cancian, Moacir Pedro Molon, Rosmeri T. Brogliato, Dhynarte de Borba e Albuquerque, Milton Siles Simas Jr., Marlei Teresinha Ferreira, Charles Tonet, Xênia Chemello e Marta Sfreddo.

 

Gestões

Até hoje, a ARI Serra Gaúcha, com seu caráter de movimento e não sindical, foi presidida por cinco profissionais, que também integram o Conselho Superior: Juçara Tonet Dini, de 2003 a 2009; Paulo Cancian (in memoriam), de 2010 a 2016; Evandro Fontana, de 2016 a 2018; Andreia Fontana, de 2018 a 2021; e, em 3 de maio de 2022, assumiu como presidente a jornalista e professora Vania Marta Espeiorin, tendo como vice a jornalista Juliana Bevilaqua. A atual gestão vai de 2022 a 2024 e conta com 44 integrantes, envolvendo o Conselho Superior.

 

Propósitos

Um dos principais objetivos da ARI Serra Gaúcha é promover ações de valorização da imprensa e que contribuam para o debate ético e fortaleçam a presença desse importante segmento da sociedade, que é a comunicação. Quando iniciou suas atividades, a ARI Serra Gaúcha elencou três pontos principais de gestão: representatividade, ouvidoria, valorização do trabalho e dos profissionais que desempenham funções nos mais distintos segmentos da área. Procurou promover palestras de capacitação, como os Diálogos da Comunicação, e reuniões periódicas; criar o Troféu Ari Serra Gaúcha; e se envolver em iniciativas da comunidade, como a Festa da Uva e eventos relacionados ao meio ambiente e ao turismo.

No comando inicial e nas demais gestões, buscou estar ainda mais presente em iniciativas comunitárias e em contato com a academia, realizando atividades de formação em parceria com instituições de Ensino Superior, como a antiga Faculdade Anglo-Americano, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e o Centro Universitário da Serra Gaúcha /FSG. Uma das bandeiras sempre referendadas e erguidas em sintonia com a ARI Mãe é a defesa do diploma para o exercício profissional da comunicação, seja no Jornalismo, na Propaganda e Publicidade, nas Relações Públicas, na Fotografia, no Marketing e em outras áreas afins.  As questões de emprego e renda, saúde, bem-estar e demais demandas envolvendo a atuação dos profissionais da comunicação acompanham o movimento desde suas origens, assim como a reverência à trajetória de quem contribui para contar e registrar a história da sociedade regional.

 

Troféu ARI Serra Gaúcha

No caso do Troféu ARI Serra Gaúcha, a intenção é reconhecer o trabalho dos profissionais da comunicação da Serra Gaúcha. Desde 2008, quando surgiu, até hoje (março/23), 124 profissionais da comunicação receberam o prêmio pela relevante trajetória e contribuição social no exercício de sua atividade. Na última edição, no ano passado, por exemplo, a iniciativa começou a efetivamente se regionalizar, sendo feita, pela primeira vez, em Bento Gonçalves, com apoio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC – BG). Até então, o prêmio sempre foi realizado em Caxias do Sul, com apoio da CIC Caxias. Além de fortalecer a regionalização, as últimas gestões da ARI Serra Gaúcha têm procurado efetuar ações que busquem unir a categoria, estreitando laços com estudantes da comunicação.

27/06/2023 - 14:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo