Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno participa da apresentação do projeto arquitetônico no Centro de Proteção Animal

Novo canil orçado em R$ 7 milhões e a 13 quilômetros do centro da cidade será um marco para a causa no município e exemplo para o país


O vereador Rafael Bueno/PDT esteve na manhã desta sexta-feira (23/3) na apresentação do projeto arquitetônico no Centro de Proteção Animal, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O novo local deve começar a ser construído ainda neste ano na Linha Luciana, Colônia Sertorina, próximo à Rodovia dos Romeiros. Detalhes do projeto podem ser vistos no link https://we.tl/t-rMYxziGaRX . O projeto está estimado em cerca de R$ 7 milhões. 

O centro será um abrigo temporário para animais abandonados em situação de vulnerabilidade e/ou vítimas de maus-tratos. A área está distante 13 quilômetros do Centro e terá capacidade para 440 cães, 60 gatos e quatro animais de grande porte, contemplando canis coletivos e individuais, para cães bravios e idosos, para mães e filhotes e gatis. O atual canil tem cerca de 400 animais e está esgotado e insalubre para animais e servidores.

Rafael Bueno mantém visitas constantes ao canil. Ele destaca que foi muito importante que o município encontrou uma solução definitiva para o canil e pediu apoio da comunidade na adoção de animais.

"O projeto é excelente e será um espaço amplo, acessível e que vai gerar bem-estar aos animais. Essa sempre foi uma grande pauta do nosso mandato. Estaremos juntos nessa luta, inclusive buscando recursos para a efetivação desse projeto, que se inicia em agosto e com previsão de término para o ano que vem", afirmou Bueno.

Ainda sobre a causa animal, o vereador solicitou que se aplique na cidade o Código de Proteção Animal, ao qual protocolou 29 emendas a partir de sugestões de representantes da área, que tenha agilização na vinda do Castramóvel e no plantão veterinário sete dias por semana nas 24 horas.


Entenda*

Em maio do ano passado, a prefeitura anunciou o endereço onde será construído o Parque de Proteção Animal, que inclui o canil municipal. O local fica perto da Estação de Tratamento do Samae, na Linha Luciana, próximo à Rodovia dos Romeiros, na região do Samuara.

Para viabilizar o parque, foram ajustadas duas permutas, uma para o terreno que abrigará o parque propriamente dito, e outra para a construção do alojamento dos animais que vivem no atual canil e os demais bichos que vierem a ser resgatados. O município colocou na troca pelo terreno uma área no bairro Santa Lúcia, perto da Ceasa. Já a construção deve ser viabilizada a partir de uma permuta com o terreno do atual canil.

Hoje, são 400 os animais sob tutela da prefeitura e a capacidade máxima já foi atingida. A área do futuro espaço de acolhimento de caninos e felinos, além de ampla, sem vizinhos nas proximidades e munida de fácil acesso, é lindeira a uma Estação de Tratamento de Esgoto, que dará destinação correta aos dejetos dos animais por gravidade, sem necessidade de despesas com sistemas de bombeamento.

Áreas previstas no novo canil

- Avaliação comportamental e recreação
- Almoxarifado de medicamentos e ração pastosa
- Farmácia para preparo de medicações
-  Ala de tratamento e observação para caninos
- Ala de tratamento e observação para felinos
- Local para banho e tosa
- Sala de necropsia
- Canil de isolamento de infectos
- Canil abrigado para filhotes e mães
- Ala de idosos e cães com limitações físicas
- Canis individuais para animais não bravios
- Cadastros comunitários e animais em quarentena
- Canis coletivos para até três animais
- Ala para animais não domesticados ou mais ferozes
- Gatil geral e para animais com leucemia
- Depósito de ração e areia sanitária para felinos
- Vestiário e banheiro para veterinários
- Depósitos de resíduos
- Local específico para lixo hospitalar
- Depósito de equipamentos
- Garagem para caminhonetes
- Lavanderia
- Refeitório com cozinha e área de descanso
- Vestiário para funcionários
- Estacionamento para carros não oficiais

23/06/2023 - 16:01
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT Câmara Municipal de Caxias do Sul
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo