Voltar para a tela anterior.

Elisabete Hercília Padilha torna-se a mais recente Cidadã Caxiense

O título foi concedido pelo poder Legislativo nesta quinta-feira (22/06), a partir de uma proposta do vereador Gilfredo De Camillis/PSB aprovada pela unanimidade do plenário


A Câmara Municipal de Caxias do Sul reconheceu a atuação social da advogada Elisabete Hercília Padilha, por meio da entrega do título de Cidadã Caxiense, em sessão solene desta quinta-feira (22/06). A honraria partiu de proposta do vereador Gilfredo De Camillis/PSB e foi aprovada pela unanimidade do plenário. Quem conduziu a solenidade de hoje foi o 2º vice-presidente da Casa, parlamentar Renato de Oliveira/PCdoB, e coube ao vereador De Camillis fazer o pronunciamento em nome de todos os legisladores.

O socialista fez um histórico da vida da homenageada, que é natural de Vacaria e veio para Caxias em fevereiro de 1987. Chamando-a de Bete, como é mais conhecida, o vereador exaltou sua força para os estudos e para o trabalho, o espírito de solidariedade e a persistência. “Quem convive com a Bete sabe de sua paixão pela advocacia. Para além de sua vida profissional, é na militância do voluntariado que ela tem uma legião de amigos. Bete é uma daquelas pessoas que acredita que, para vivermos bem, aquele que nos rodeia também precisa estar bem. Ela não mede esforços para fazer isso acontecer”, relata De Camillis.

De acordo com o parlamentar, essa dedicação e senso de auxílio são valores que a advogada aprendeu com a mãe Lourdes, para quem, quanto mais pessoas felizes estiverem próximas umas das outras melhor viverão. A dedicação ao bem comum, destaca De Camillis, levou a homenageada a presidir a Associação Caxiense de Atenção ao Idoso (SCAN), em 2019, permanecendo no comando até hoje. Também a estimula a se envolver com a causa animal e com a proteção às crianças.

“Elisabete Padilha personifica o espírito do bem comum. A determinação em ajudar o próximo é exemplo a todos nós. Seu trabalho reflete a importância de sermos sensíveis, solidários e generosos e de estarmos comprometidos com a comunidade, pois cada um de nós tem poder de fazer a diferença. Que esse título possa retribuir um pouco do que você já fez pela cidade”, frisou o parlamentar, agradecendo também à sua equipe pelo envolvimento na organização da homenagem.

Antes do pronunciamento de Elisabete, a plateia acompanhou um vídeo com depoimentos de familiares e amigos, destacando a trajetória da homenageada. Também compôs a mesa de autoridades o secretário municipal de Segurança e Proteção Social, Paulo Roberto da SIlva, representando o prefeito Adiló Didomenico/PSDB. Na tribuna, a advogada agradeceu ao vereador De Camillis, a toda a Câmara, aos amigos e aos familiares, pela distinção. Ela conta que não esperava a honraria e ficou emocionada. Disse que Caxias do Sul a acolheu muito bem. Aqui, encontrou-se profissionalmente no Direito, enxergando a lei como ferramenta poderosa de promover a justiça e equilibrar as relações sociais, e passou a desenvolver a solidariedade.

“Esse título, além de me honrar, vem para reconhecer todo o esforço de colocar em prática o que aprendi com meus pais. Sou de família humilde e para eles era fundamental a questão social e de estudos. Minha mãe ensinou a ajudar o próximo. Assim, a gente aprendeu a se tornar profissional e pessoas melhores. Dedicar uma parte de minha vida às causas sociais tem se tornado uma jornada de amor e empatia que tem transformado a forma de eu ver o mundo”, ressalta a presidente da Scan, afirmando que o amor e os atos solidários podem provocar impactos significativos na vida de alguém.

No caso do voluntariado na Scan ou no Castrapet, que é projeto de amparo aos animais, explica que mais aprende e recebe afeto do que dá. Por isso, se diz privilegiada e grata por tudo. Por isso, deixou como conselhos ao público ter empatia pelo outro, fazer o bem sem olhar a quem, e ser acolhedor consigo e com o próximo.

 

QUEM É A HOMENAGEADA

- Elisabete Hercília Padilha nasceu em 2 de abril de 1970, em Vacaria. Filha de Juvedino Francisco Padilha e Lourdes Pereira da Fonseca, formada em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), a advogada considera a profissão uma forma de buscar o equilíbrio das relações humanas. Ela dedica boa parte de sua vida às causas sociais.

- Paralelamente, também faz voluntariado em prol dos animais. Por meio do incentivo de amigos, começou a prestar socorro a um animal em situação de vulnerabilidade. Desde então, esse tipo de socorro passou a fazer parte do seu dia a dia. Auxiliou na criação das organizações não governamentais (ONGs) Na Rua Nunca Mais e Voluntários Independentes Defendendo os Animais (VIDA), sempre dando o suporte jurídico. Hoje, Elisabete atua pelo projeto Castrapet. Muitos animais já foram beneficiados pelas ações dela.

- Há cerca de cinco anos, Bete, como é conhecida, também desenvolve o trabalho com idosos, na Associação Caxiense de Atenção ao Idoso (SCAN), entidade que presta atendimento a mais de 90 pessoas. A advogada ainda aprecia esportes. Fanática assumida pelo Internacional, diz não saber explicar o tamanho da felicidade quando seu time faz gols.

22/06/2023 - 22:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo