Voltar para a tela anterior.

Coronel Julimar Fortes Pinheiro será Cidadão Caxiense

A proposta de homenagem foi aprovada por unanimidade nesta quinta-feira e a entrega do título ocorre em sessão solene aberta ao público, no dia 20 de julho de 2023, às 19h


Na sessão ordinária desta quinta-feira (22/06), o projeto de decreto legislativo (PDL) 8/2023, para conceder o título de Cidadão Caxiense ao coronel Julimar Fortes Pinheiro, foi aprovado por unanimidade pelo Parlamento caxiense. De autoria da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, a matéria conta com as assinaturas dos colegas parlamentares Alexandre Bortoluz/PP, Felipe Gremelmaier/MDB, Gilfredo De Camillis/PSB, Marisol Santos/PSDB, Maurício Scalco/NOVO, Olmir Cadore/PSDB, Ricardo Zanchin/NOVO e Velocino Uez/PTB.

Para entrar em vigor, agora o texto será promulgado pela Mesa Diretora. A proponente do PDL, a tucana Tatiane Frizzo/PSDB, ressaltou que essa homenagem ao bombeiro Julimar Fortes é uma forma de representar o legado das atividades realizadas pelo servidor ao município de Caxias do Sul. A entrega do título ocorre em sessão solene aberta ao público, no dia 20 de julho de 2023, às 19h.

 

SOBRE O FUTURO HOMENAGEADO

Julimar Fortes Pinheiro nasceu em 13 de dezembro de 1972, no município de Santiago/RS. Filho da professora da rede pública estadual Nelcy Fortes Pinheiro e do 2º sargento da Brigada Militar/BM Elias Pinheiro, desde muito jovem, aspirou seguir carreira militar.

Iniciou os estudos na Escola Estadual Apolinário Porto Alegre, no mesmo município de origem, completando ali o então 1º grau, atual Ensino Fundamental. Em seguida, cursou o 1º ano do 2º Grau (Ensino Médio) na Escola Estadual Cristóvão Pereira. No ano de 1987, prestou concurso para a Escola Estadual de 2º Grau da Brigada Militar, em Porto Alegre, o atual Colégio Tiradentes da BM. Já, em 1990, foi aprovado para o Curso de Formação de Oficiais da Brigada Militar (CFO-BM). Ingressou nas fileiras da Brigada Militar na Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Sul/RS – Fonte de Líderes. Em 19 de novembro de 1994, foi diplomado Bacharel em Ciências Militares – Área de Defesa Social e também declarado aspirante a oficial da BM.

Em retorno à sua terra natal, deu início à carreira funcional, sendo classificado no 5º Regimento de Polícia Montada (5º RPMon). Nessa época, assumiu o comando do Pelotão de Polícia Montada no município de Cacequi, exercendo seu primeiro comando de tropa destacada.

O documento justifica a homenagem pela carreira consolidada de Julimar. Informa que o profissional teve passagem por diversos locais, atuando na Subunidade de Bombeiro Militar de Canoas e na criação e instalação do 8º Comando Regional de Bombeiros, também de Canoas. Ainda assumiu o comando do Corpo de Bombeiros de Esteio e foi subcomandante da Escola de Bombeiro Militar.

Posteriormente, tornou-se tenente-coronel e comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar da Serra Gaúcha (5ºBBM). No dia 20 de junho deste ano, foi conduzido ao posto de coronel. Por fim, o requerimento realça a atuação do futuro homenageado no restabelecimento dos serviços do Corpo de Bombeiros Militar na Zona Norte, em Caxias do Sul.

 

22/06/2023 - 13:16
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Leonardo Iob de Oliveira

Ir para o topo