Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno anuncia ambulatório para idosos em Caxias do Sul

Vereador manteve reunião com gestores do Virvi Ramos e irá a Santa Maria para constatar experiência pioneira no Estado


O vereador Rafael Bueno/PDT, presidente da Comissão do Idoso do Legislativo caxiense, manteve uma reunião no final de tarde desta quarta-feira (21/6) no Hospital Virvi Ramos, que mantém atendimento voltado ao SUS, para tratar de questões relacionadas à ampliação dos atendimentos aos idosos em Caxias do Sul. A diretora do Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, o gerente comercial da instituição, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, e o coordenador da coordenadoria do Idoso do município, Everson Furtado, debateram a possibilidade de Caxias do Sul ter um ambulatório voltado para tratar as questões dos idosos. O tema foi tratado por Bueno na sessão oridinária desta quinta-feira (22/6).

"Nos próximos dias, trarei mais informações. Esse tema será amplamente discutido com o município já a partir desta quinta-feira. Queremos tornar a cidade uma referência inovadora na atenção ao idoso", enfatizou Bueno

O presidente da Comissão do Idoso estará em Santa Maria para acompanhar a situação do ambulatório voltado à população idosa. O projeto está em prática desde outubro passado, junto ao Hospital Regional. O ambulatório da cidade do centro do Estado foi o primeiro focado no idoso, tendo em vista o alto impacto das condições crônicas na saúde das pessoas, juntamente ao processo de envelhecimento da população.

O ambulatório tem quatro funções principais: assistencial, matriciamento, educação permanente para a atenção primária em saúde e pesquisa clínica operacional e atualmente são cerca de 200 consultas por mês. Estima-se que 15% dos idosos, ao serem submetidos à avaliação multidimensional, são classificados como “frágeis”, ou seja, necessitam de ambulatório especializado para auxiliá-los no cuidado e melhoria da qualidade de vida. Em 2020, segundo o IBGE, a população idosa representava 18,77% dos gaúchos, totalizando 2.143.707 pessoas.

Para Bueno, Caxias do Sul precisa estar inserida em breve nesse contexto.

"Por meio de uma equipe multiprofissional nós queremos qualificar o atendimento ao nosso idoso nas diversas especialidades, como médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, farmacêutico, entre outros. Estima-se que 15% do idoso que procura as nossas UBSs, as UPAs e a média e alta complexidade dos hospitais precisem de um atendimento especializado e focado para evitar que eles procurem a rede de média e alta complexidade", enfatizou.

O pedetista saudou o interesse do Virvi Ramos e lembrou que o hospital já tem atuação destacada no SUS e nas áreas do autismo, saúde auditiva e oftalmologia:

"É um hospital filantrópico que sempre teve preocupação com o social, então, tenho certeza de que irá se engajar em mais esse projeto, agora voltado ao idoso."

22/06/2023 - 12:31
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo